quinta-feira, 30 de abril de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Somos tão pequeninos na imensidão deste mundo...


Austrália - Cape Tribulation (Floresta tropical) Foto: F.Catry


Humildade

As águas beijei,
As nuvens olhei,
Às árvores cantei,
Na sua beleza.

Os bichos amei,
Na sua bruteza,
Na sua pureza,
De forças sem lei.

E porque os amei
E os acompanhei,
Não me senti rei
Na Mãe-Natureza.

Francisco Bugalho, in "Paisagem"

Porque não fica a aranha presa na sua própria teia?


Esta é uma questão que por vezes me colocava! A teia tem por objectivo aprisionar outros insectos que servirão de alimento à aranha. Para aprisionar, a teia tem um tipo de "cola" o que faz com que a presa fique "enredada" nesta prisão. Mas como é que a aranha consegue ir ter com a presa e alimentar-se sem ficar colada à sua própria teia?
Neste site em Francês do "espaço das ciências" ficamos a saber todos os passos da construção de uma teia, com uma animação muito elucidativa.
Não é que eu seja uma apaixonada por aranhas! Gosto é de as observar e fico encantada pela resistência que estas têm e o próprio trabalho de engenharia civil e artístico que ali está! Fascínios....



Bem, regressando à pergunta inicial, a resposta é simples. A aranha tece diferentes tipos de fio, em que uns "colam", e outros não "colam".

domingo, 26 de abril de 2009

Revolução dos cravos

Para mim, o dia 25 de Abril significa o regresso à liberdade. Nunca senti a falta desta pois tinha poucos meses quando um grupo de portugueses disse "basta!" ao regime fascista em vigor.
Pelo que me contaram, nesse dia, andava eu ao colo da minha mãe, bem longe de Lisboa no Norte, com um rádio em forma de cachorrinho, que permitia enquanto se faziam compras saber o que se passava na capital.
Ontem para celebrar, decidi descer a Avenida da Liberdade. Diversos cartazes e faixas reivindicavam mudanças políticas, apresentavam forças partidárias, etc. De alguma forma fiquei triste por esta sectarização, pois na minha opinião, a caminhada, o desfile, a marcha ou lá como a quisermos chamar, deveria era demonstrar a alegria e a união de podermos viver este tempo de liberdade. Mas é exactamente por termos tido a revolução dos cravos que eu posso discordar do que vejo e falar livremente, bem como todos os movimentos sociais se possam manifestar, esteja eu de acordo ou não... ainda bem que não somos todos iguais, porque se não era uma monotonia bem chata!! Felizmente vi e convivi com bastantes cidadãos que somente estavam por ali a celebrar, tal como eu.
Av. da Lisberdade, Lisboa, 2009





Terminada a marcha com os discursos e a "Grândola Vila Morena", fui até ao Quartel do Carmo, visitei 2 exposições (disponiveis até 3 de Maio) bastante interessantes, uma dedicada a D. Nuno Álvares Pereira (vai ser hoje canonizado) e outra que versava sobre o 25 de Abril. Valeu mesmo a pena!!

O post já vai longo, mas deixo aqui a letra de uma canção de intervenção que gosto bastante e sabem que mais:
25 de Abril Sempre!!!!

Somos livres (uma gaivota voava voava)

Ontem apenas
fomos a voz sufocada

dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei

mastigando desespero.


Ontem apenas

fomos o povo a chorar

na sarjeta dos que, à força,

ultrajaram e venderam

esta terra, hoje nossa.


Uma gaivota voava, voava,

asas de vento,

coração de mar.
Como ela, somos livres,

somos livres de voar.


Uma papoila crescia, crescia,

grito vermelho

num campo qualquer.

Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia

"quando for grande

não vou combater".

Como ela, somos livres,

somos livres de dizer.


Somos um povo que cerra fileiras,

parte à conquista

do pão e da paz.

Somos livres, somos livres,

não voltaremos atrás.


Letra e música: Ermelinda Duarte

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O fogo como instrumento de trabalho!!

Devido à minha vida profissional, não me é nada estranho conceber a utilização do fogo como instrumento de trabalho, porém, garanto que nunca imaginei que se pudesse utilizar desta forma. Mas seguramente, que esta técnica deve ser mais eficiente num cabelo tipo carapinha do que num liso como o meu... interessante!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra

http://terra.gg.utah.edu/images/terra.jpg
No âmbito da comemoração do dia da Terra, foi divulgado um site onde é possível assinar uma petição que promove a melhor gestão de bens comuns como a atmosfera, hidrosfera e biodiversidade!!

Ainda não tive tempo para ler com muita atenção, mas a ideia é interessante...
Alguma coisa tem que realmente ser feita para garantirmos que o nosso planeta ainda exista com qualidade para as nossas gerações futuras.
Uma coisa é certa, se a biodiversidade do nosso planeta diminuir grandemente, o Homem desaparecerá. Porém, se o Homem desaparecer, o resto da vida que cá anda, continuará por cá.

domingo, 19 de abril de 2009

Regresso a casa...


Parto sem dor

E agora eu vou-me embora
e embora a dor

não queira ir já embora
agora eu vou-me embora
e parto sem dor

E parto dentro de momentos
apesar de haver momentos
em que dentro a dor

não parte sem dor


Sérgio Godinho

sábado, 18 de abril de 2009

O mar

Aqui nas ilhas, o mar é uma constante, mudando de côr consoante os delirios do tempo, é via de comunicação, trabalho e tradição.
É um prazer sentar numa falésia, sentir o vento, os salpicos da espuma do mar e cheirar o perfume a maresia... como alguém me disse "areja a alma"...










quinta-feira, 16 de abril de 2009

terça-feira, 14 de abril de 2009

Arrufo de namorados

Canário da terra (biodiversidade dos Açores)

Fêmea _____________________________Macho

segunda-feira, 13 de abril de 2009

ferrugens...







Antigas bóias de amarração a caminho de Porto Pim.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

bicharada!!

Estou com uma certa fome, onde estarão as lagartixas ao sol?
hum, vou sobrevoar aquele quintal!!!!!


Tu não me vês!!! (pensa a lagartixa só porque tem 1/2 cara à sombra...)

Esta de cima é tonta!!! Por isso é que já tem a cauda num côto!!
Eu é que estou protegida, além disso com uma perna tão linda e rechonchuda como esta, aquela águia ainda me chama um petisco!!!


Ó sorte!! (pensa o pisco de peito ruivo), está tudo louco. Vou mas é ficar por aqui à procura de minhocas. Isso sim, é que é um repasto!!!
Ah, e já agora BOA PÁSCOA!!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Bolas de sabão...



Que divertido é fazer bolas de sabão!!!
Num frasquinho com água e sabão, insere-se um tubinho com um circulo de plástico no fim e é só soprar ou colocar a favor do vento. Magia!!
Bolas de sabão pelo ar para divertimento de todos!!!

Elas flutuam ao sabor do vento, subindo para o telhado, virando, razando o chão e voltando a subir...
...para onde irá ela?
ups, bateu na cameleira...Puff...
...sopremos outra vez que ainda há tempo antes do jantar!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Amanhecer

(7h35)
Eu sou uma pessoa madrugadora! Gosto de acordar cedo e iniciar o dia bem disposta se possível. Aqui, os meus dias iniciam-se pelas 7h30, pois a familia pequena está prestes a acordar o que significa um lufa lufa até os levar para a creche.
Hoje o nascer do sol convidou-me a abrir a janela e... clic clic ... saiem umas fotos fresquinhas para este post.
(Ilha do Pico vista da Cidade da Horta - Faial - Açores)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

sapateia meu bem sapateia....

(da minha janela, o Pico mesmo em frente)

Terra de músicas que chamam a saudade, o amor, o mar, campo, cenas da vida de quem tem a insularidade entranhada nos ossos...
Tenho aproveitado e com a familia mais pequena canto e danço algumas músicas tradicionais de cá que a minha mãe, verdadeira curisca (natural de S.Miguel) me ensinou quando era pequena. Uma delas é a sapateia, versão de S.Miguel. Com ritmo de valsa de 3 tempos, pego num deles e vamos cantando e dançando. Hoje para que a S. viesse lavar os dentes para depois irmos para a creche, usei esta estratégia e foi uma festa. Igualmente pego só na guitarra e canto com a S. e o F..
Esta é uma forma de manter viva as tradições e conhecimento familiar, passando de geração em geração as músicas e alegria que tinhamos todos quando partilhávamos destes momentos.

Deixo-vos aqui um link onde podem ouvir esta música "Sapateia", do album Romarias da Ronda dos 4 Caminhos.

Votos de um excelente fim de semana!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Educar em Português


Um blog criado por amigas, sobre língua portuguesa e a educação. Do que vi gostei e por isso decidi colocar aqui no blog. A mensagem abaixo foi a que me enviaram com o convite, que também passo aos meus amigos.

***********************************

Quem nos conhece sabe que a língua portuguesa e a educação são temas que nos interessam particularmente, enquanto profissionais e enquanto mães.

Das muitas conversas e trocas de mails surgiu a ideia de juntas construirmos um blog sobre este tema genérico e abrangente que é educar em português.

Porque o universo da literatura infantil funciona como uma ponte mágica entre a língua portuguesa e a educação, decidimos estrear o blog no dia do livro infantil.

Aqui fica, então, o convite para irem acompanhando as nossas reflexões e sugestões sobre livros, ateliers, temas da actualidade.

Aceitam-se sugestões e contributos para melhor EDUCAR EM PORTUGUÊS.

Vão deixando os vossos comentários.

Com amizade,

Ana Soares e Bárbara Wong

quarta-feira, 1 de abril de 2009

...dia pesado... estranho...

Hoje o dia está estranho, com um ar extremamente pesado...
...calor, imensa humidade no ar... mas felizmente com uma pequena aragem...
Nos últimos dois dias têm ocorrido vários sismos, porém a esmagadora maioria não é sentida por nós. O último desta madrugada não foi sentido no Faial. As ilhas que o sentiram e viram alguns objectos cair das prateleiras foram S.Jorge e a Terceira.
A vida continua nesta terra movida pela dinâmica vulcânica. O dia-a-dia dos Açoreanos não se modifica por estes pequenos abanões. Fica aqui a foto de um barquinho (veleiro lindissimo na minha opinião) que parte por este mar fora procurando mais portos seguros.
Por cá tudo bem!!!