domingo, 28 de junho de 2009

Sublime...

Festival ao Largo.... música, dança, teatro, enquadrado pelo magnífico cenário do largo de S.Carlos!! Centenas de pessoas, ao ar livre usufruem de um espectáculo de alta qualidade. Ontem foram as noites brancas!! Infelizmente devido à chuva a 2a parte foi cancelada...
Como víamos a orquestra de cima, que interessante é observar as cumplicidades, o profissionalismo e a paixão destes músicos! A senhora que tocava os "tímbales" vibrava de tal forma com a música que sem qualquer sombra de dúvida é o melhor exemplo desta paixão!! Realmente fantástico!!
Apesar de gostar de quase todos os tipos musicais, nenhum me faz levantar tão altos voos como música clássica partilhada por uma orquestra e coro, ao ar livre!!!
Divinal... :-D

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Descansar o olhar...

Planura Ghiara - Sardenha

Estavam 40º no meio de uma ilha no mediterrâneo... Sardenha, ilha italiana com gente simpática e...
...tão parecido com Portugal e ao mesmo tempo tão diferente!!!
No final do dia, subo um monte, oliveiras, azinheiras, cereais, um grande retalho de agricultura, quando chego à "planura Ghiara"! Uma hora falta para fechar, mas meto-me a caminho e... surpresa...
....sobreiros, mais sobreiros, um calor de abrasar mesmo à sombra, mas vou à descoberta...
.... lago menor, já não tenho tempo para ir ao lago maior, e...
...aqui descansei o olhar!!!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lágrima de Preta

Lágrima de Preta

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

António Gedeão


Não há dúvida!!! Na diferença e na diversidade está a riqueza da humanidade!! Já há muito tempo que não ouvia este poema, e realmente, considero-o genial...

terça-feira, 23 de junho de 2009

Canto de las ballenas

Caçar ou não caçar... baleias...

Não sou propriamente não-caça, principalmente quando esta é bem gerida, consegue até promover a protecção e o incremento da biodiversidade!!! Mas isto da caça à baleia faz-me muita confusão. Por um lado como técnica que vê como por vezes a caça é benéfica, compreendo que por vezes "o mal o menos" na caça à baleia, tendo uma atitude mais moderada pode ser positivo, mas custa-me a crer que este seja o caso... mas igualmente não conheço os dados todos...
Mas verdade seja dita, se o coração ganhar à razão, sou verdadeiramente contra a caça à baleia.
Deixo aqui duas noticias, uma do Jornal Público com o titulo "Portugal disposto a aceitar caça costeira à baleia" e outra da agencia Reuters com informação da WWF dizendo "Japan, Norway Subsidizing Unprofitable Whaling".

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Incêndios.... aí estão novamente...

(Tapada de Mafra 2003)

Não nos podemos defender sempre com o clima...

Este ano, prevê-se que os incêndios sejam maiores e mais intensos... A acumulação de vegetação nos últimos anos, não só devido a alguma falta de gestão, mas também devido à falta do controlo natural que os próprios incêndios faziam da vegetação... leva a que este ano haja muita (ver noticia abaixo)!!!

O fogo não aparece por existir muito calor, nem por existir muita vegetação. Para que este se inicie é necessário uma fonte de ignição. E esta é na grande maioria dos casos, resultado da falta de cuidado por quem utiliza o fogo nas queimas de lixos, queimadas, etc... os cigarros e os fósforos, vidros, etc...

Vamos a ver se este ano, existe um maior cuidado por parte da população para que não tenhamos os milhares de ignições que todos os anos acontecem por esta altura...

ACUMULAÇÃO DE ERVAS AJUDA FOGOS (Noticia do Correio da Manhã)

A acumulação da vegetação nas florestas nos últimos três anos e o seu crescimento extraordinário na Primavera são favoráveis a fogos de maior intensidade, defenderam ontem especialistas em incêndios florestais. 'Há um fenómeno diferenciado dos anos anteriores que passa pela acumulação extraordinária da biomassa (arbustos e ervas), que, associada a altas temperaturas e ventos fortes, poderá provocar incêndios com mais intensidade do que seria de esperar', disse o investigador Hermínio Botelho. Também o investigador Xavier Viegas defendeu que 'a vegetação que se tem vindo a acumular ao longo dos três anos e que não foi limpa está disponível para arder, pelo que é muito difícil fazer previsões correctas'.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Calor... Preguiça... Soneca...


Estas 3 palavrinhas combinam tão bem que nem sei...
...então se a soneca puder ser à sombra de um chaparro, isso é que era...
Tenho inveja deste canguru, que olhava para nós à sombra da sua árvore e não nos ligou nenhuma tal era a sua moleza...
Acho que vou fazer um mazagran (mas sem açúcar que não gosto do sabor) a ver se isto passa...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O caminhar dos desertos

Zona com solos decrépitos no Maio (CV)














Hoje assinala-se o dia mundial de combate à desertificação.
Esta questão para mim não estava muito presente até ir trabalhar para Cabo Verde. Aí apercebi-me e aprendi como este fenómeno é uma ameaça ao mundo natural como o conhecemos bem como para o bem estar humano.
Desertificação, é um fenómeno que acontece nas zonas áridas e semi-áridas em que o solo se degrada devido à erosão, secas prolongadas e pelas actividades humanas. Assim, não é propriamente um deserto de areia, mas sim um terreno que não é fértil, com pouco solo propriamente dito e que tem muita mas mesmo muita dificuldade de suportar vegetação.
Se pensarmos que o solo é a base de toda a vida vegetal na Terra e que todos estamos interligados ecologicamente, apercebemo-nos do perigo deste problema ambiental.

Podíamos pensar que isto só acontece em Países Africanos, mas a verdade é que existe em todo o mundo este fenómeno e Portugal não é excepção. O nosso sudeste (zona do Guadiana e arredores) tem graves problemas de desertificação. O seu combate é difícil. Pode ser por medidas técnicas com plantações, incorporação de matéria organica no solo, técnicas agrícolas de mobilização mínima do solo, porém, o ser humano tem um grande papel neste combate, e tem ao longo de aproximadamente 30 anos de acções, sido negligenciado a parte da educação e da sensibilização.... Utilizações do solo incorrectas, têm promovido a sua degradação cada vez mais rápida.
É urgente inverter esta situação. A formação de um solo desde o seu estado de rocha até um composto fértil com matéria organica e minerais pode demorar várias centenas ou mesmo milhares de anos. Calcula-se que cada centímetro de solo demore perto de 100 a 400 anos a formar-se. Os solos férteis utilizados pela agricultura demoraram entre 3.000 a 12.000 anos para se tornarem produtivos.

Será que a humanidade ainda andará pela Terra quando estes solos que se têm perdido voltarem a ser formados?

Combate à erosão através de diques - Santo Antão (CV)

domingo, 14 de junho de 2009

Brincar às escondidas...

(Sintra)
Olha!! Lá entre o verde!! Não estás a ver? Ali, entre a araucária e o carvalho!!! Pois é, mais uma casa senhorial por entre o verde da serra!!!
Por muitas vezes que vá a Sintra, sempre encontro algo de novo. Cada passo que dou é uma surpresa. Numa curva visiona-se um palácio, na outra uma quinta, ou mesmo um castelo...
Parece uma brincadeira!!!Num muro a cair, fetos e musgos aparecem, flores despontam... oh tantas hortênsias!! Não me lembro de as ver por aqui, mas a verdade é que cobrem muros dando um toque azul, arroxeado e rosa às estradas estreitas que serpenteiam a vila antiga de Sintra. Está calor, mas o céu está coberto. Quase que se consegue beber a humidade que paira no ar!!!
No meio do verde luxuriante aparecem edifícios antigos, charretes, fontes, pontes... e fadas!!! Nada como uma peça infantil "Pescador de estrelas" para estimular a imaginação e criatividade na família pequena, e da maior também, porque não!?!! Vale a pena ganhar o dia e usufruir da vila e da serra que tantos poetas e escritores inspirou...
É realmente uma jóia da coroa, ou neste caso, da república!!!

(Castelo dos Mouros - Serra de Sintra)

(Quinta da Regaleira - Sintra)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Antes e depois...

Tive o privilégio de visitar Cabo Verde em épocas do ano muito distintas Novembro e Julho. Nestas terras a diferença entre as estações do ano não existem, dividindo-se antes em estação seca e estação chuvosa. As chuvas começam finais de Julho início de Agosto, terminando esta época tão importante em Novembro/Dezembro.
As fotos representam Julho (ainda não tinha chovido) e finais de Outubro (época das chuvas). Estamos na ilha de Santo Antão, com um cariz predominantemente agrícola a olhar para a Caldeira, local onde existem umas fontes naturais e os populares vão lá buscar água, a pé ou utilizando o burro para ajudar a carregar os recipientes com água.

(Julho 2008)
(Outubro 2007)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Apanhada com a mão... na máquina

Quem diria que eu teria alguma vez paciência e tempo para ter um blogue e até actualiza-lo com alguma frequência. A verdade é que aqui aproveito para colocar aquilo que me apetece, as fotografias que tiro, poemas, músicas e parvoíces...
Este é o post número 110. Aqui ficam umas fotos tiradas pela Gi à minha pessoa enquanto estivemos as duas em Cabo Verde a trabalhar.

S. Nicolau (combate à desertificação)














Salinas no Maio














S.Vicente na Baía das Gatas














S.Vicente na Baía das Gatas














Carvoeiros no Maio

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Budururum!!















A S. tem 3 anos e muito séria durante o espectáculo do fogo de artifício na ponte 25 de Abril conversa comigo:
- Tia, porque é o que o céu está zangado?
- Zangado S.? Não percebo, explica lá melhor.
- Tia, o céu está a fazer muito barulho e com muitas luzes! Está zangado!!!
(não se vê logo, penso eu a rir... )


Dias de descanso...