quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Invasão espacial no Douro

Peso da Régua, 15h30, dia 30 de Setembro de 2009, seres enormes invadem o Museu do Douro!!!!
As crianças dos concelhos do Alto Douro investigam o Espaço com os seus planetas e estrelas... será que descobriram de que planeta provieram aqueles seres?

(serviço educativo do Museu do Douro)

(Rafael Bordalo Pinheiro)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vamos a contas!!

Muita gente fala de ajudar o ambiente, e muitas ideias ficam no ar, infelizmente poucas se concretizam ou então não se conseguem perceber os seus efeitos, pelo menos imediatos... O meu lado engenheiral é bastante pragmático e gosta de quantificar estas situações.
Visto hoje ser o "Dia Europeu sem Carros", que está inserido na semana da mobilidade, decidi perceber, o quanto ajudo eu o ambiente lisboeta por andar de bicicleta e não de carro. Pois então vamos lá a contas:
O meu carro emite aproximadamente 116g de CO2 por cada km que anda.
A minha deslocação de bicicleta casa - trabalho - casa equivale aproximadamente a 16 km.
Sendo assim, por cada vez que vou de bicicleta, não lanço para a atmosfera 1.856 g de CO2.
Não é mau de todo por assim dizer, e sempre faço exercicio e usufruo da cidade de outra forma.
Claro que estas contas são pela rama visto quando respiramos e fazemos exercício estamos a libertar o nosso próprio CO2, porém, não faço ideia dos seus valores e por isso não os posso quantificar... Mas também, não compliquemos esta questão!

Vou lançar a mim própria um desafio e tentar cumpri-lo:
No dia 22 de Setembro de 2010, tenho que ter andado perto de 750km de bicicleta, para que tenha poupado a atmosfera da mesma quantidade de CO2 que o meu peso... (não vale fazer contas, ok? :-D)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Planície???


(Monsaraz)
Subir, descer, umas vezes mais íngreme, outras mais suaves, mas no geral, sempre subir e descer...
...estas são algumas das características das "planícies" alentejanas!! Como em qualquer regra, também temos a excepção, se visitarmos por exemplo o campo branco em Castro Verde!
Porém se olharmos para as cidades, vilas, etc, quase todas são a subir e a descer, encimadas em geral pelo seu castelo, convento, mosteiro ou silo de cereais da EPAC, não deixam de ser uns locais especiais de boa gente, bom espírito, boas cores, bons cheiros e boa gastronomia.
Gosto mesmo do Alentejo!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

48 minutos a pedalar!

Mais uma vez, vim de bicicleta mas por outro caminho. Quase sempre por cima de um passeio largo, porque apesar de já estar mais habituada aos carros, sou reticente para passar no meio deles como as motas...
Bem, sabe sempre bem chegar ao trabalho depois de uma boa pedalada!!
Bom dia!!!!

Aqui fica a música dos Queen em honra da bicicletada!!

Queen-I Want to Ride My Bicycle

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Noudar

(Noudar aos primeiros raios de sol (6h50) em que a lua ainda não se foi deitar)
Um belíssimo espaço para retemperar forças, fazer caminhadas, passear e descansar!! Muito muito bom!! Vale a pena visitar o "Parque de Natureza de Noudar" principalmente se não estiver demasiado calor! Aqui ficam umas fotos do amanhecer em Noudar.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mónica e a Gripe A

Sem querer entrar de forma alguma em paranóia, esta é uma forma engraçada de sensibilizar as crianças para algumas questões que podem ajudar a prevenir a gripe A.
Agradeço ao Blogue "educar em português" a partilha!
Um beijinho e abraço virtual! eheheh

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Encontros inesperados...

... com a minha professora de Filosofia no secundário !
Engraçado, já passaram 20 anos desde que frequentei as aulas de filosofia com esta professora, mas, tanto ela como eu lembramo-nos perfeitamente uma da outra. Nunca fui aluna com grandes notas nessa disciplina, apesar de lhe achar alguma piada, porém sempre tive um espírito mais "engenheiral" e saber o que pensava um filósofo ou outro, nunca me deu muita gana.
Apesar disto tudo, ela identificou perfeitamente a turma em que eu estava, a minha secretária, mas não conseguiu lembrar-se do meu nome! O que não é de estranhar, visto na escola me tratarem com dois nomes totalmente diferentes, sem nenhuma ligação, isto tanto professores como colegas.
O que me encantou neste encontro, foi a forma apaixonada com que ela e eu falámos de educação, do nosso trabalho, da vontade de fazer a diferença e o idealismo presente em ambas.
Engraçado que nunca pensei (talvez porque nunca me tivesse ocorrido) que aquela antiga professora, que por vezes era bastante irritante, tivesse tanto amor pelo que faz, e disse-me uma frase que eu já tinha ouvido diversos amigos da minha geração e também professores dizerem:
"apesar dos momentos atribulados com as mudanças que o ministério nos impõe, é necessário levá-las a cabo e ter em linha de conta que no meio disto tudo, o importante são os alunos!"
O meu muito obrigada aos professores que ajudaram a formar a Pessoa em que me tornei!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

58 minutos... a pedalar!

Hoje vim de bicicleta para o trabalho. Não tenho reuniões e o dia vai ser calmo de trabalho, por isso decidi hoje de manhã artilhar a bicicleta, capacete, luvas e mochila com roupa para trocar, uma toalhinha e um desodorizante, e cá vou eu.
Saí de casa às 9h02 e cheguei à porta do trabalho às 10h00.
Chegando a Algés, pedalei na nova ciclovia até Alcântara. Apanhei uns pingos da rega dos relvados, já na subida dentro da Tapada a corrente saltou, mas de resto não houve qualquer sobressalto.
O regresso far-se-á ao final da tarde e espero demorar um pouco menos, visto ir por um caminho menos seguro mas bem mais rápido, logo decido.
A verdade é que estou com bastante energia para trabalhar e sabe bem fazer um pouco de desporto logo pela manhã. Verdade seja dita, só me falta o chuveirinho aqui no trabalho para tudo estar a 100%. A ver se consigo fazer esta "bicicletada" pelo menos uma vez por semana!! É só preciso mesmo dar ao pedal!!!

NOTA: O regresso foi mais rápido! 50 minutos a pedalar, mas com mais vento contra e a subida para casa mais dura!! Uma prática a manter sempre que possível. Toca a pedalar pessoal!!!