quarta-feira, 25 de novembro de 2009

25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.
Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs os 16 Dias de Activismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam em 25 de Novembro e encerram-se no dia 10 de Dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Em março de 1999, o dia 25 de Novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

Obrigada Maruja pela partilha, eu que sou contra a violência em geral, faz-me verdadeiramente confusão violência contra idosos, crianças e mulheres. Enfim, muita coisa ainda tem que mudar neste mundo... espero de alguma forma ser uma gotinha de água para mudar estas situações.

Fica aqui o link da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta (movimento feminista português) onde se pode ver o programa dos "16 dias de activismo feminista pela eliminação da violência de género".

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

20 anos depois...

Por mero acaso, o trabalho levou-me à cidade de Berlim por altura das comemorações dos 20 anos da queda do muro!
Mais tarde escreverei sobre a festa e afins, mas neste momento, sinto-me feliz por poder ter estado lá e ter conhecido gente que 20 anos atrás celebrou e esteve em cima do muro. O fervor, a emoção e a alegria com que me contaram as suas vivências desse momento, deixaram-me verdadeiramente emocionada. Aqui ficam umas fotos da "Festa da Liberdade"!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O melhor insecticida - Super Timor - Le numéro 1!

Hoje um mosquito andou a chatear-me o juizo a tarde toda, e eu lá o tentava atordoar para o mandar embora, e para isso, batia palmas. Desce um colega as escadas e começa a cantar:
"Super Timor"! Realmente, um anúncio que me deixa sempre de muito bom humor. Vale a pena ver!

domingo, 1 de novembro de 2009

...passagem para a outra margem

(Ponte 25 de Abril vista do Museu de Arte Antiga)