terça-feira, 30 de março de 2010

Com uma enxada na mão...


...plantei um sobreiro e demonstrei como se fazem caldeiras em terrenos inclinados. Com algumas conversas sobre o mediterrâneo, biodiversidade, floresta e esta actividade prática, fica terminada a minha tutoria científica aos alunos da Escola da Paiã. Foi calmo mas interessante.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Malandras!!!

(mimosa)
Nesta altura do ano, quem anda pelas nossas florestas, descobre entre o verde umas manchas amarelas, com flores bem bonitas, mas infelizmente...
... pertencem às acácias, uma das maiores invasoras arbóreas no nosso país. Normalmente estas aparecem em zonas por onde passaram incêndios, logo, pode-se encontrar em quase todo o país.
Esta beleza enganadora, é uma das grandes ameaças às nossas espécies florestais e no seguimento para a biodiversidade existente no nosso país. Malandras!!!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Orquídeas...

(Cymbidium sp.)
(Phalaenopsis sp)
...estiveram em exposição no Jardim Botânico da Universidade do Porto!
Nunca vi tantas juntas, lindas, coloridas, de todos os tamanhos e feitios! Coleccionadores, curiosos, estudiosos, durante este último fim de semana puderam apreciar orquídeas raras, e quem podia comprava umas quantas. Nunca imaginei ver tanta orquídea a "sair" pela porta do Jardim :-)
Uns amigos do Horto do Paço Velho (passo a publicidade) fizeram um grande furor apresentando das orquídeas mais bonitas que vi! Parabéns X e R.
Aqui ficam algumas fotografias das orquídeas por lá comercializadas e expostas.

domingo, 14 de março de 2010

Amendoeiras em flor...

O Douro prepara-se para receber as suas amendoeiras engalanadas com o seu mais bonito vestido, de flores rosa e branca!
Devido a problemas mecânicos, não consegui embrenhar-me ainda com luz, nas áreas com mais amendoeiras, mas fiquei encantada com o que vi.
O rio Douro está bem cheio, vários campos estão alagados, muitas oliveiras e vinhas com um sub-coberto cheio de flores rústicas, principalmente brancas e amarelas.
Belo passeio com vários percalços, mas valeu a pena!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Capiré

Capiré, a música da Marcha Mundial das Mulheres, em 24 línguas, foi escrita por grupos de mulheres do mundo inteiro em 2000.
Gostei muito da energia positiva da letra, música, orquestração e vozes. Mas acima de tudo gostei muito da mensagem que esta transmite. Feliz dia da Mulher! Porém, anseio pela não existência deste dia, pois isso significaria que em todos os dias do ano nos preocuparíamos com a igualdade e não só neste dia...
Enfim, a esperança é a última a morrer!!!


domingo, 7 de março de 2010

Os burricos desceram à cidade...

... em 2006!
Em Janeiro, a festa transmontana desceu a Lisboa, com danças, cantares, sons, cores que encheram de alegria e gente a baixa lisboeta num dia de fim de semana, frio e sem chuva. O divertimento que foi, levar um burrico a percorrer as ruas de Lisboa até ao Castelo, onde entre marradinhas, escorregadelas (dele e minhas), muitas festas e algumas mordidelas no meu casaco fiquei a conhecer, através do conhecimento de uma amiga que trabalhava com burros, muito do seu comportamento. Uma das coisas que eles gostam bastante, é que lhes cocem perto das orelhas, e aqui, pode-se constatar o seu ar deliciado quando a Ana o enche de mimo.
O porquê de estar aqui este "post"? Tentar minimamente organizar as milhentas fotos que tenho no computador.
























(Repararam no ar do moço lá atrás a olhar para o burro? eheheh)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Cores em Freiburg

Os dias alternavam entre um azul claro pontilhado de nuvens brancas e um cinza por vezes bem escuro prenunciando chuva de alguma intensidade. Freiburg, uma cidade onde predominam as cores branco, cinza escuro, verde, rosa avermelhado escuro proveniente das rochas da região, tem imensas lojas de comércio local, galerias de arte, artesanato, retrosarias, lojas de brinquedos antigos ou actuais inspirados no "antigamente", permitindo um passeio onde em cada esquina se descobre algo novo, interessante e por vezes inspirador.
Gostei do padrão e cores destas destes objectos que num dia bem cinzento, alegraram o nosso olhar.