domingo, 28 de novembro de 2010

Insectos em Ordem!!



Este é o título de uma exposição/jogo no museu de ciência na Escola Politécnica em Lisboa. Ser cientista por uma hora, pegar num insecto e descobrir qual o seu lugar na classificação "ordem" seguindo uma chave dicotómica faz com que crianças e graúdos aprendam um pouco mais sobre este grupo que tem milhares de espécies, e estima-se que uma grande parte dela é desconhecida para a humanidade.
Ao longo da exposição, os visitantes podem aprender sobre 16 ordens diferentes de insectos, transformando este evento num grande jogo didáctico e interactivo da biodiversidade.
Num dia com céu cinzento, um sol que ora aparece ora desaparece deixando uma luz ao entardecer fantástica, foi uma belíssima opção ir descobrir e aprender mais sobre insectos que engrandecem a biodiversidade no nosso planeta.
A B. de 6 anos, após andar divertida comigo e com a minha irmã, termina a exposição dizendo "adorei, principalmente a borboleta (e já sabia que umas são diurnas e outras nocturnas)"!!!
Infelizmente hoje foi o último dia, mas podem sempre espreitar neste link e ficar com uma ideia do que por lá se passou!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Futuros...

"O que é que planta aquele que planta uma árvore?
Planta a sombra fresca e a chuva suave,

E a semente e o botão dos dias que virão."

Henry C.Bunner















Quando entro num bosque ou mata que não conheço e parto à sua descoberta, o sentimento de excitação é um dos muitos que tomam conta de mim.

Mas para que existam mais espaços em Portugal que nos deixem boquiabertos, deslumbrados e com o coração a bater mais rápido de emoção, é necessário plantar mais árvores, de preferência das nossas (autóctones) e bastante variadas. A iniciativa da "Árvore do Centenário" é de louvar e se possível, de participar. Boas plantações para todos!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Parra outonal

(Tapada da Ajuda)
Final do dia, o sol chega ao seu ocaso e alguns raios ainda iluminam umas folhas de videira que em todo o seu esplendor nos oferecem uma palete de cores quentes.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

vento, ventania, aragem....


Sentada no carro, já com ele estacionado, pude sentir como as rajadas de vento eram poderosas. Toda a viatura abanava como um barco na ondulação e os carros vizinhos do meu acompanhavam igualmente este ritmo bem no compasso. O som do vento fazia-se ouvir num tom baixo em que consoante percorria os espaços livres no parque de estacionamento mudava a sua entoação, quase cantando uma música minimalista, por vezes repetitiva mas sem nunca desafinar.
Pergunto-me se não teria piada andar de bicicleta aproveitando a força eólica. Claro que a favor do vento aproveitaria a bolina, contra-o-vento muito provavelmente quereria um motor para ajudar as pernas a pedalar... Vento lateral, com a força que tinha hoje à hora do almoço, teria uma alta probabilidade de me deitar ao chão, mas não deixaria de ter o seu quê de piada, ter uma vela acoplada à minha bicicleta!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O papel do homem


Retirado do blogue "Rua dos dias que voam", achei esta página do Magazine Bertrand de 1927 bastante actual.
A quantidade de publicidade e imagens antigas que este blogue partilha com a blogosfera é interessantíssimo e na maioria das vezes super divertido. Fixolas!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bancos = Brincadeiras

No "Museum Quartier" em Viena, existem uns bancos coloridos que cativam desde crianças a adultos (eu pelo menos) a correr e saltar entre eles, tentando não escorregar caso estes estejam molhados. Foi super divertido ver como um banco pode ser arrastado criando diversas figuras geométricas e ao mesmo tempo proporcionando espaço de descanso, aventura, desporto e diversão para diversos públicos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Changing Education Paradigms

11 minutos e 36 segundos de ideias verdadeiramente interessantes!!
Muito giro!!!