domingo, 26 de junho de 2011

para cima... para baixo....

Clac Clac, o som ritmado do varão de ferro preso somente no ponto central, indicia um mar com uma ondulação considerável. O som do varão faz-se acompanhar com o desfazer das ondas na proa do navio enquanto este avança em direcção a Atenas. O vento sopra com tal intensidade que me agarro às cordas e ferros para não cair. Pior sorte têm as cadeiras do parte exterior que tombam com as rajadas e os balanços que este mar agitado nos proporciona.
Divirto-me a passear no exterior, a apanhar o fresco, a observar o que as leis da física explicam e os comportamentos dos demais passageiros. Encostada a uma das amuradas mais protegidas, evito os chuveiros que as vagas atiram para o convés. Vejo um horizonte aparentemente "horizontal" que contrasta com a pouca verticalidade dos mastros e um paralelismo falso dos varões neste "BlueStar Naxos".
Olho para bombordo e estibordo e numa questão de segundos, o mar azul escuro passa por tonalidades pretas, cinzentas, azul claro, quase sempre recheado de "carneirinhos" brancos. Protejo-me novamente de mais um chuveiro, mas um passageiro desprevenido ao abrir uma das portas apanha com ele em cheio.
Ouço ganir. Uma cadela castanha de seu nome Nina, puxa pela trela enquanto a dona fala ao telemóvel. Aproximo-me, dou-lhe a mão a cheirar. Desconfiada, vem, cheira, e por fim lambe-me as mãos que seguramente sabem a sal. Ficámos amigas. Festas, saltos, lambidelas e dentadinhas, fazem diminuir o tempo de viagem que ainda se faz longo.
O mar amaina, já não acho tanta piada estar no exterior onde de uma forma "segura" desafio as intempéries.
Regresso ao meu lugar no interior, e ao invés, os passageiros parece que saem de uma sonolência dormente e começam a espreitar e a vir passear para o exterior. Já se avista Atenas, a acrópole e outros montes.
Esta parte da viagem já está quase a terminar, novas descobertas, trabalho e lazer esperam por mim nesta capital. Volto à leitura...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pé na Terra - ESCADAS DE LUAR



Uma bela música para festejar a chegada do Verão! Sábado à noite estarão a tocar no "Festival Internacional Histórias de Ida e Volta"

segunda-feira, 20 de junho de 2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Descobrir recantos.... por Lisboa (5)


Num banco de jardim....
A CMLisboa e os seus serviços de espaços verdes recuperaram a maioria dos parques e jardins da cidade. É um prazer usufruir deles e sentar num banco de jardim olhar os transeuntes, jogar às cartas, ler um livro, "piquenicar" ou conversar... Grandes momentos de lazer!!! Podemos sempre seguir a sugestão da divisão de espaços verdes de Lisboa:"Vá Passear! Pelos Parques e Jardins de Lisboa"
Assim termino este meu pequeno périplo nestas descobertas de recantos por Lisboa.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Descobrir recantos.... por Lisboa (4)



Pelas alturas... Lisboa com as suas colinas, presta-se a janelas com vistas fabulosas para o rio Tejo e para as colinas vizinhas!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Descobrir recantos.... por Lisboa (3)

Um craveiro (apesar de não ser) numa água furtada (também não é, mas o que é que interessa?),
Cheira bem, cheira a Lisboa!! Florida e colorida, que bem que se está por aqui...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Descobrir recantos.... por Lisboa (2)

Um dos meus locais favoritos para observar as cores que o ocaso deixa no céu!

Descobrir recantos.... por Lisboa (1)

Nas festas de Santo António, uma sequência de recantos descobertos ou redescobertos por Lisboa. Que prazer tenho em estar em casa e passear na "minha" cidade!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

campo.... coisa mai boa

(Evia Island - Grécia)