domingo, 31 de julho de 2011

Até breve

(O Pico visto de uma das grutas do Monte da Guia)
Não será já neste ano de 2011, mas em 2012 seguramente estarei de volta.
Muita diversão, algumas birras, tudo acompanhado com trabalho pois não vim de férias propriamente ditas, rechearam esta minha estadia pelo Faial. Muitos mergulhos, algumas corridas, bicicleta, tudo para que não perca o ritmo de fazer desporto. Descobri caminhos novos, actividades diferentes e estive bem.
Até breve!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Insólitos Faialenses


Motorizada, em cima de um muro de uma casa de banho pública junto a uma praia com perigo de deslizamentos de terra.
Será para fugir com as calças na mão caso ocorra alguma desgraça?

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pequenos luxos!



Ora pensava eu que tratar de hortas seria somente no meu local de trabalho. Porém, o meu cunhado N. mais a restante família (mas o grande trabalho e pachorra são mesmo dele) fizeram uma pequena horta no seu jardim! Cenouras, tomate redondo e de chucha, courgetes, alfaces, cebola e rúcola são as culturas que semearam e que começaram a dar o seu fruto. Todos os dias temos alface e rúcola para a salada. Por vezes lá tiramos umas cenourinhas, uma ou outra courgete para a sopa, mas o tomate ainda não está maduro e a cebola ainda está muito pequena.
Como o N. não está cá, tenho lá ido regar, mondar e por vezes desbastar as courgetes. É divertido ver a quantidade de vida que por ali existe. Formigas, abelhas e abelhões, aranhas várias, escaravelhos, lagartas (malandras, umas comeram uma couve inteirinha e umas outras andam a esburacar o tomate), vivem, não sei se em perfeita harmonia, mas num mesmo pequeno espaço.
Hoje, a pequena S. decidiu dar-me uma ajuda a regar. Com as ervas a tentarem colonizar o espaço da horta, S. pegou na minha tesoura que utilizei para desbastar as courgetes e lá foi ela cortando um pouco o que lhe passou pela frente. Até umas pequenas folhas de um arbusto enorme, pois dizia que estavam a criar obstáculos à passagem dos gatos.
Isto leva-me a pensar, teremos mais uma pequena hortelã na família?
Eu gosto deste pequeno ritual de ir colher à horta o que vou utilizar no momento para cozinhar ou para preparar uma saladita. Pequenos luxos!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

et tout le monde va a la plage... ;-)

Um música muito boa onda!! Tenham um bom dia!!!




La Mer (The Butcher)
La mer va dehors
La mer va dedans
Touche le petit poisson
Qui habite dans la mer
C'est vrai Tu sais

La mer c'est bleu
Et les poissons sont verts
La mer c'est bleu
Et les poissons sont verts
C'est vrai C'est un fait

Et tout le monde va a la plage
Parce qu'il est bien joli
Et tout le monde s'amuse bien
A la plage.


Les éléphants sont gris
Et la mer c'est bleu
La mer c'est bleu
Et les éléphants sont gris
Mais qu'est ce qu'il y a des éléphants ici?

La mer c'est bleu
Et les éléphants souvent
Les éléphants souvent
Ils font des vacances
Les éléphants font des vacances comme tout le monde

Et tout le monde va a la plage
Parce qu'il est bien joli
Et tout le monde s'amuse bien A la plage.


Comme ça!

Les éléphants ils montent
Dans le bateau
Le bateau ne marche pas
C'est trop petit
Les éléphants tombent dans la mer
PLOUF!

Les éléphants ils nagent
Jusqu'à la plage
Les éléphants ils nagent
Jusqu'à la plage
Les éléphants ils sont sauvés
OUAIS!

Et tout le monde va a la plage
Parce qu'il est bien joli
Et tout le monde s'amuse bien
A la plage.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Animalia

Animais e animação!

Apresento as feras da casa açoreana (ferozes como se vê)!!

Continuando com os animais, este é um jogo (pirâmide de animais) que vi com a mãe dos pimpolhos em Viena, gostámos muito e cá está ele para minha/nossa diversão!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Perigo, deslizamentos!!

(dunas e encosta com deslizamento)
Ora o que para uns é perigo para outros é diversão. Tudo depende da escala. Igualmente depende da nossa própria percepção do perigo, onde ele está, como reagimos a ele, qual o seu efeito adverso, a sua frequência e intensidade.
Este ano tenho trabalhado nos riscos naturais, mais propriamente nos Incêndios florestais e os pontos de ligação com outros riscos, tais como deslizamentos de terra, vulcões, sismos, etc. Um mundo novo, ou quase, com muitas surpresas e conhecimentos novos.
Na ilha do Faial, os grandes riscos naturais serão os sismos, vulcão e deslizamentos de terra. Num dos passeios fomos até uma praia que é a nossa grande diversão nas dunas onde se notam alguns deslizamentos, mas que pelo menos no Verão, não têm grande intensidade, mas onde o risco está verdadeiramente presente.
Nunca tive problemas em entrar na praia, e subir e deslizar pela duna abaixo, mas desta vez, fiquei um pouco mais apreensiva e atenta aos sinais de maior perigo. Por vezes a ignorância é uma bênção.... Mas mesmo assim, prefiro procurar o conhecimento e preparar-me, pelo menos para resistir um pouco melhor aos perigos e rapidamente recuperar até ao ponto de equilíbrio (resistências, vulnerabilidades e resiliência).
Resultado, diversão, com um pouco mais de cuidado!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cabeça no ar....

Ora nunca me considerei uma pessoa esquecida. Despistada, sim, mas esquecida nem por isso. Mas agora tenho que rever esse conceito e nomear-me, a esquecida mor!! Este será o meu cognome!! ;-)
Vou explicar: decido ir um dia bem mais cedo para o trabalho para terminar umas tarefas prioritárias antes que o telefone comece a dizer que está lá, quando....
... procuro a chave para abrir a porta e tinha-me esquecido da chave em casa, que por acaso se encontra no mesmo porta-chaves que a chave de casa e já lá não tinha ninguém... resultado: sentada junto ao pinhal, a ler um livro que por acaso tinha no carro durante 1h30 esperando que alguém chegasse ao serviço.

Aqui nos Açores, após brincadeiras nas piscinas de Castelo Branco, dar duche aos sobrinhos, arrumar tudo, regressar a casa, jantar, deitar a criançada e começar a arrumar toalhas e fatos de banho, quando...
- Onde está a toalha do F.?
- Ficou em cima da rocha junto à piscina. :-(
O cunhado lá foi às 23h e ela ainda lá estava no mesmo sítio....

Ontem, parque infantil, deitar na relva, brincar, vir para casa, jantar, lembro-me que tinha de telefonar e ... cadê o telemóvel? Reviro tudo e nada. Saio às 22h30 e vou até ao parque infantil das angústias (reflecte o meu estado de espírito na altura). Este está trancado, tudo escuro e decido ligar para mim... ouço ao longe um amolador de facas... pronto, este é o meu toque, está lá dentro e não o posso ir buscar. A ver se amanhã acordo cedo para o ir buscar antes que alguém o encontre.
Hoje, às 8h10 estava à porta do parque, e lá estava o meu telemovel, junto aos baloiços, descansadinho à minha espera.

Ora, de que mais me esquecerei eu até ao meu regresso?

Bem, aqui fica uma música muito boa para acompanhar estes acontecimentos: "Alhambra Blues"

domingo, 17 de julho de 2011

Correspondência ao Mar


"Quando penso no mar, o mar regressa
A linha do horizonte é um fio de asas
E o corpo das águas é luar;
De puro esforço, as velas são memória
E o porto e as casas
Uma ruga de areia transitória.
"

Vitorino Nemésio
(O Bicho Harmonioso)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

De volta aos Açores



Charamba interpretada pela Brigada Vitor Jara. Aqui pode ouvir-se o som das violas da terra, a dolência das músicas açoreanas e uma melodia que me agrada.
Voltei a uma das minhas terras preferidas. Até breve Lisboa, agora estou por cá!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quando se coloca o dedo na ferida....



é quando eu gosto mesmo de ver e ler os cartoons. A crítica certeira, a ironia, a simplicidade e o humor, são algumas das características que me agradam naquele desenho, que por vezes parece um esboço e tem quase sempre um humor inteligente e por vezes negro (outro ponto positivo a acrescentar).
O jornal Público tem o Bartoon que me diverte e por vezes faz pensar de uma forma mais ligeira em assuntos graves. Ora vejam os últimos dois sobre as agências de rating!

domingo, 3 de julho de 2011

Leitura de férias

Já fazia tempo que não conseguia ler assumidamente um livro numas férias. Este ano, na Grécia, com uma semana de férias, onde não peguei em nada de trabalho, nos tempos mais mortos, li. Que prazer é ler um livro que cativa, e que ao chegar ao fim, por saber que a história continua num novo volume, anseio por chegar a casa e descobrir que aventuras me reservam o segundo volume. Aconselho, "o primeiro dia" e "a primeira noite". Maravilha!! :-)