terça-feira, 31 de janeiro de 2012

olhar o céu

é gratuito, faz bem à alma e recarga as baterias!!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Experiências culinárias de fim de semana




Este fim de semana foi dedicado à panificação e a algumas experiências gastronómicas. Não ficaram excelentes, mas tal não invalida que tenham ficado saborosas.
Para voltar a experimentar daqui a uns tempos!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Liberdade


Diz a infopédia:
"condição do ser que pode agir livremente, isto é, consoante as leis da sua natureza (queda livre), da sua fantasia (tempo livre), da sua vontade (decisão livre)"

Durante perto de 3 semanas não pude fazer desporto, caminhadas ou outras aventuras mais físicas devido a uma dor no joelho. Senti-me aprisionada no meu próprio corpo. Agora após ir ao meu osteopata, as dores passaram e pude alegremente ir de bicicleta para o trabalho, participar numa manifestação cívica com bicicletas (massa crítica) e ter o prazer de vir à noite pedalando junto a uma das mais belas zonas lisboetas.
O não me sentir limitada fisicamente, ter o prazer de pedalar, usufruindo de uma das cidades mais belas que conheço, onde o vento frio arrefece-me a face e me deixa o nariz a pingar faz-me sentir viva e livre. Passei no mural junto à antiga FIL, onde se encontram dezenas de fotografias com gente a sorrir e senti-me uma delas. :-)
A liberdade revela-se e sente-se de diversas maneiras e para mim, pedalar ao ar livre é uma delas.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Imensidão




Num país pequeno como o nosso, o único local onde tenho a ideia de imensidão e horizonte é junto ao mar ou no Alentejo.
Porém nada se compara com as sensações de GRAAAAANDE quando estive na África do Sul e vi as vastas savanas, ou as áreas imensas de matos e floresta na Austrália, ou as áreas semi-desérticas em Marrocos.
É maravilhoso deixar o olhar, o pensamento divagar no imensidão das vastas paisagens.
Deixo aqui algumas imagens australianas que me fazem voar, tipo uma ave no seu território. Ah, sensação boa!!!

Descubra as diferenças

Port Douglas
Turquoise Bay

Aurora e ocaso!! O primeiro na costa Este australiana, o segundo na costa Oeste.
Em Port Douglas, num dos últimos dias em terras australianas, acordámos de madrugada, e fomos ver o mar e descobrir as surpresas que a natureza nos queria ofertar antes de partirmos desta floresta tropical fabulosa.
Em Turquoise Bay nadámos entre corais, peixes de várias cores e feitios, raias a desaparecer entre o areal submerso e o meu encontro imediato com uma tartaruga marinha. Nadava eu calmamente ainda por zonas com pé, viro a cabeça e dou de caras com uma tartaruga. Assustei-me eu e ela também, ainda nadámos um pouco lado a lado mas depois.... quem disse que as tartarugas são lentas? Bate as suas pernas e... lá vai ela. Eu mesmo com barbatanas, nem vê-la. Aqui me apaixonei por estes bichos adoráveis!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Matinha, tão perto e tão longe

Não tenho andado em terras lusas o tempo suficiente para descobrir novos espaços. Mas este ano, desde Outubro por não ter viagens de monta, tenho em pequenos passeios, usufruído do que o nosso país nos proporciona mais especificamente dos arredores de Lisboa. Os espaços seminaturais, naturalizados, ou protegidos, sucedem-se, e cada vez mais me apercebo que não é necessário fazer grandes deslocações para aprender, conhecer, passear e desfrutar de espaços verdes aqui tão perto. Disso é exemplo a Mata dos Medos na Caparica, a Mata da Achada em Coina, Monsanto junto a Lisboa, a mata do Estádio Nacional junto à Cruz Quebrada, entre tantos outros. Hoje foi dia de Matinha de Queluz. Sempre que percorria a serra de Carnaxide, vía um espaço murado, com uma mata no interior mas não fazia ideia como lá chegar. Finalmente fui ao google, vi o mapa e hoje, de máquina em punho e não bicicleta nos pés pois o joelho fez das suas, calcorreei caminhos de terra, de pedra, observei sobreiro antigos, uns que nunca tinham sido descortiçados, outros que foram somente uma vez mas à tantos anos que.... quase que parece virgem. Folhado, medronheiros, gilbardeira, carrasco, loureiros, orquideas, aroeiras, tudo povoa estes 21ha aprazíveis para um passeio domingueiro. Infelizmente o espaço não está preparado para pessoas com alguma dificuldade de locomoção, mas para passear com crianças é bastante seguro e com muitos espaços para se brincar e estimular a imaginação. Gostei, e é um espaço a repetir com a família pequena!




sábado, 7 de janeiro de 2012

Arte urbana

Este site mostra-nos as 100 melhores fotos de obras de arte urbana de 2011. Vale a pena passar por elas pois mostram-nos algumas das imagens que correram a internet ao longo do ano que passou.
Deixo aqui 3 imagens que tirei do site que me agradam de sobremaneira:

Esta que me faz sorrir pensando nos dias frios em que a bicicleta está gelada e um abafo bem quentinho como este por vezes dá jeito. Igualmente junta algo que uma boa amiga adora, lãs e bicicletas, só lhe faltando mesmo um pãozito a levedar em cima do selim para ficar o ramalhete completo!

Quem passeia ou utiliza a bicicleta em terreno urbano muitas vezes anseia por pedalar por verdes campos. Eu tenho o privilégio de o fazer quando tenho a oportunidade de ir para o trabalho de bicicleta.

A última que poderia ser a primeira, relembra-me da importância de fazer exercício físico para ajudar o coração a funcionar melhor, bem como a parte de utilizar um transporte não poluente promovendo um ambiente mais saudável.

Estas e outras leituras podem-se retirar das várias imagens, mas hoje, após um belíssimo passeio à beira rio, sempre a pedalar, não podia deixar de as partilhar.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Montra para pintores


será? Passeando à noite em Veneza, esta montra chamou-nos a atenção pela sua originalidade, cores e ... preços.... vá-se lá saber quanto custa por exemplo esta cadeira-pincel? ora, se a memória não me falha, vários milhares de euros....
Toda a loja tinha objectos diferentes, a maioria deles com um design aprimorado, de bastante bom gosto e inovador. Gostei bastante desta Itália do Norte, mais rica e "elitista". Mas mesmo assim, prefiro o sul, com gentes muito parecidas com as portuguesas e muito mas muito mediterrânico!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Era não era?

Este audio-livro é um dos projectos portugueses que me deixa orgulhosa de ser portuguesa!!
Vale a pena espreitar e comprar. Mais orgulho tenho quando uma amiga é uma das contadoras de histórias. Que bela maneira de começar o ano!

Mais informações aqui.

1, 2, 3, 4, 5


dedos para agarrar, trabalhar, dedilhar e brincar em 2012.