quinta-feira, 22 de março de 2012

Mação, terra de fogo

(Freguesia da Amêndoa)

Percorrendo os estradões da freguesia da Amêndoa, vejo a área que ardeu em 2003, com uma proliferação imensa de matos, ricos em diversidade botânica porém sendo um risco acrescido para os incêndios. Os pinheiros de regeneração natural, crescem desmesuradamente, sendo por vezes da mesma altura que os matos, com uma densidade tão elevada que em 1 ha podem estar mais de 15.000 árvores. Quem deveria fazer algo pela sua propriedade, o dono. Mas onde está? Em Lisboa, ou noutros concelhos em busca de melhores dias, ou mesmo no estrangeiro. A floresta arde, o descrédito neste banco natural onde de 4 em 4 anos, cortavam uns pinheiros para ajudar monetariamente a família, leva ainda mais a um abandono e a um "deixa andar".
Habitantes mais idosos relembram um dia triste de Julho de 2003: "O lume era tanto que até dói relembrar. Parecia que vinha pelo ar. Que existia gasolina no ar e aquilo ardia por ali fora. Passou por cima da minha cabeça. O fumo e o lume que voava era tanto que eu agachei-me ali naquele cantinho e rezei para ele passar depressa. Os fumos menina, eram tão espessos que o nosso cabelo parecia uma vassoura. Ai menina, nem me quero lembrar, que medo!"
Testemunhos que nos fazem compreender o comportamento físico do incêndio, como a intensidade, a imensidão, os fogos de copas, mas ao mesmo tempo o sentimento de quem é impotente para o parar, o medo e a revolta de quem viu e não quer voltar a ver, mas sabe, que o fogo existe e vai voltar. Este ano, no próximo, daqui a uma década? não sabe, mas que voltará, sim, de certeza!

terça-feira, 20 de março de 2012

Ode à Primavera


Calcorreando os caminhos de Portugal, de preferência por estradas nacionais a caminho de reuniões e entrevistas, observo paisagens, converso com gentes e provo das iguarias que o nosso país tem para oferecer. Hoje, por terras ribatejanas usufruí do sol junto a um Tejo azul, calmo, espaço com peixes, patos e outras aves aquáticas. No campo, vi olivais, pinhais, eucaliptais, algumas giestas, alfazema, alecrins e outras flores ruderais que começam a encher de cor os nossos campos. Até uma raposa bela deu um ar da sua graça ao atravessar a estrada à nossa frente.
Que melhor forma de celebrar a chegada da Primavera do que usufruir de algo belo que nos enche a alma e os olhos de emoção. (bem, talvez uma chuvinha não fosse nada mau... enfim...)
Cantarolei muitas músicas e esta foi uma delas.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Não choveu em todo o lado



infelizmente para um país que atravessa uma seca grave.
A albufeira de castelo de bode está bem e recomenda-se mas pergunto-me como estará a jusante.
O risco de incêndio por Ferreira do Zêzere estava muito elevado, mas a caminho de Lisboa, na zona ribatejana vi várias queimas de sobrantes, com muito fumo branco, logo com bastante água e em princípio sem perigo. Um país tão pequenino e com tantas diferenças....

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pedras




Por terra d'el rei!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mudar de perspectiva

(De pernas para o ar)

é a experiência que me assiste quando vejo reflexos em linhas de água e brinco com a máquina fotográfica.
Hoje, num dia em que se falou imenso sobre a seca que assola o nosso país e um pouco toda a Europa, passei junto a um rio de montanha, com água, pouca infelizmente, mas a suficiente para ouvir os seus sons a descer as rochas e a criar um reboliço tal para um bando de alfaiates fugir para um pego mais calminho.

É bom fugir para um vazio de gente e carros e ouvir pássaros, águas, insectos, vento e ainda melhor, ouvir o silencio ensurdecedor que existe em nós.

terça-feira, 13 de março de 2012

Trabalho de campo....

...ou....
...
.... o porquê de não olhar por binóculos quando se vai num carro em movimento por estradas de terra....
....
ou
...
....
....a razão pela qual não tirar fotografias quando temos que nos agarrar para não bater com a cabeça no tecto do carro ou jeep devido aos solavancos...
... e poderíamos arranjar outros comentários mas já é tarde e está na hora de nanar.
Boa noite!

sábado, 10 de março de 2012

Une belle musique pour le fin de semaine :-)


Galliano and Marsalis - La Vie En Rose

Como diria um amigo, "Oh Edith Piaf, diz lá se esta versão não ficou uma delícia? :-)"

quinta-feira, 8 de março de 2012

Pegadas chinelares!

ashiato
Giro giro!!! Assim até podem aprender sobre as pegadas dos nossos animais quando vão para o campo. Mas já estou a imaginar os equívocos cientificos gerados por estas novas pegadas e os títulos dos jornais: "Equipa de cientistas descobre nova espécie de animal, meio réptil, meio mamífero." Ou então pensam que os animais do jardim zoológico fugiram, pegadas de cangurus, crocodilos, varanos e outros tais!!!
Ainda me lembro quando na brincadeira num congresso mundial na África do Sul, ainda convenci alguns estrangeiros que em Portugal tinhamos uma praga de cangurus e era um grande perigo para o trânsito quando eles, nas grandes cidades, se atravessavam no nosso caminho. Enfim, quando estou inspirada consegue sair tanta asneira desta boquinha e sou tão convincente.... :-)
Ah, mas vale a pena explorar este site (Kiko-kids) que tem uns brinquedos giros para miúdos!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Recantos ribatejanos

(Pinheiro Grande - Taberna da Rita)
Chamusca - Porto de Mulheres
nas pequenas pausas entre trabalhos no concelho da Chamusca.