segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mercados…

Sempre que tenho oportunidade visito os mercados das zonas por onde ando.
É o peixe, a fruta, os legumes, artesanato, especiarias, ele há lá tanta coisa para bisbilhotar e conhecer juntamente com os vendedores que apregoam os seus produtos. Vidas cheias de histórias para contar, com pronúncias diferentes, expressões etc. Simultaneamente, os mercados são espaços onde artistas, expressam em pinturas, azulejos, esculturas, aquilo que estes locais lhes suscitam.
Aqui ficam as duas pinturas do mercado de Santa Cruz na Ilha da Madeira, local onde fiquei a conhecer o tomate inglês, a pimpinela e o pêro calhau.

3 comentários:

Anónimo disse...

...também gosto de Mercados (e esse que aqui referes, é especialmente bonito), mas são lugares que me suscitam sempre alguma nostalgia, talvez por me evocarem memórias dos tempos em que a palavra Mercado existia só por si e nunca emparelhava em aglutinações com as palavras: "super", "hiper", "mini"!... mas isto deve ser porque sou uma senhora de idade e tenho dificuldade em acertar o passo com a economia de mercado vigente (...olha!... cá está ela: a palavra "mercado" outra vez!!!...)

Unknown disse...

Eu no pais em que vivo, nao ha mercados de artesanato. Por isso eu n~ao gosto...
Ha sempre mau cheiro, caes a passear, moscas...
Se se fizesse um bom mercado aqui...
E por isso vou sempre aos "super" e "mini" mercados.

bjs

Pé na estrada disse...

Pois reconheço que há coisas no mercado da cidade da praia que também não me agradam, mas tem piada ouvir a senhoras a refilarem umas com as outras, bem como as cores variadas.
Um beijo txu