sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Harmonias II… vinho e queijo!

No ISA decorrem as “Conversas à volta do Vinho”. Esta 4ª feira versava sobre “vinhos e queijos, uma festa para os sentidos”.

Provas de vinho com queijo, vários queijos, vários vinhos e o tentar encontrar a melhor harmonia entre eles. No mediterrâneo sempre se disse, “vinho é tinto, seja lá com que queijo fôr”. Na verdade, fazendo este jogo de sensações o mito fica completamente desfeito. Ora vejam lá as conclusões a que o meu palato (e de mais cerca de 80 apreciadores de bom vinho e queijo) chegou:

Queijo ácido, gordo e macio pede um vinho também ácido:
Chèvre, feta, ou cabra em azeite pede um vinho verde branco.

Queijo meio sal, cremoso e com um ligeiro travo amargo, pede um vinho não muito ácido mas também não muito complexo para não esmagar o sabor do queijo:
Queijo da serra, Azeitão, Serpa amanteigado, Rabaçal pede um vinho branco (pode não ser muito frutado).

Queijo Salgado, picante e amargo pede um vinho que simplesmente complemente e não suavize o sabor do queijo (o tinto suaviza, mas depois os dois sabores anulam-se):
Serra velho, S. Jorge, Emmental, Manchego, Roquefort, Cabrales pede num início de refeição um vinho branco e se for à sobremesa pede um vinho do Porto.

Mas e um vinho tinto? Pois este ao ser um vinho com uma grande complexidade de sabores para que não seja abafado nem abafe um grande queijo, deve ser bebido conjuntamente com um queijo inócuo. Isto é, um flamengo, mozzarela, gouda, queijo fundido…

Quem diria…

Bem, experimentem e votos de boas degustações!!

5 comentários:

Anónimo disse...

...está bem, está bem!... isto é tudo muito "munito" e saboroso, mas... e os Xicolates?!... como se pode conjugar as palavras "hamonia" e "degustação" sem falar em Xicolates?!... no meu léxico pessoal é impossível!...

Francisco Alem-Tejo disse...

Interessante... a ver se aprendo alguma coisa !

É claro que o chocolate é uma parte importante da vida...

Unknown disse...

Como o outro disse, interessante mas nao para mim. Como e que eu vou querer saber de vinhos sendo uma menor. Ao menos podias por um aviso: apenas para maiores de 18 anos...
Mas tambem o chocolate e uma parte importante da vida...

Pé na estrada disse...

ó sofia refilona, então e o queijinho da ilha do fogo? ou então do Maio? Não bebes vinho mas o queijinho está lá e é bom que se farta.
És a minha única amiga teenager a ter conhecimento do blog por isso... aprende algo comigo (como se isso fosse possivel)!!! eheheh

Unknown disse...

E pa grandes dicas. Estava mesmo a precisar delas. O chocolate dispenso quando ha queijo hummmm