sexta-feira, 3 de abril de 2009

sapateia meu bem sapateia....

(da minha janela, o Pico mesmo em frente)

Terra de músicas que chamam a saudade, o amor, o mar, campo, cenas da vida de quem tem a insularidade entranhada nos ossos...
Tenho aproveitado e com a familia mais pequena canto e danço algumas músicas tradicionais de cá que a minha mãe, verdadeira curisca (natural de S.Miguel) me ensinou quando era pequena. Uma delas é a sapateia, versão de S.Miguel. Com ritmo de valsa de 3 tempos, pego num deles e vamos cantando e dançando. Hoje para que a S. viesse lavar os dentes para depois irmos para a creche, usei esta estratégia e foi uma festa. Igualmente pego só na guitarra e canto com a S. e o F..
Esta é uma forma de manter viva as tradições e conhecimento familiar, passando de geração em geração as músicas e alegria que tinhamos todos quando partilhávamos destes momentos.

Deixo-vos aqui um link onde podem ouvir esta música "Sapateia", do album Romarias da Ronda dos 4 Caminhos.

Votos de um excelente fim de semana!!!

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Com que entao agoras andas a cantar! O que esses miudos devem passar contigo! Ate tens de cantar para lavarem os dentes...
Vou ouvir essa musica para fazer uma avaliacao!

maruJanela disse...

gostei de ouvir!... obrigada!... estas sonoridades tradicionais acabam sempre por ter estes efeitos colaterais: evocam memórias, têm qualquer coisa de primordial que nos toca de forma especial!... acho que é por isso que aqui juntaste a foto da janela: nas casas, são as janelas que permitem que o interior se ilumine e areje; em nós, a música, o canto, a dança, têm (ou podem ter!) esse efeito "janelar" em nós: ilumina e ventila os pensamentos e o sentir.