segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O que faço pelo ambiente?

(Foz do Arelho ao entardecer)


Esta é a pergunta de um dos blogues do jornal Público onde qualquer pessoa pode escrever com um máximo de 1000 caracteres o que faz pelo ambiente.

Vários são os exemplos partilhados por diversos individuos das mais variadas áreas.
E eu, o que faço?
Bem, tento sempre que possível, reduzir o consumo de materiais não degradáveis, e separo os vários resíduos. Procuro ter lampadas de baixo consumo, e se tenho aquecedores ou lareira acesa, janelas e portas estão fechadas para optimizar o calor. Utilizo folhas de rascunho e os meus bolsos e malas estão sempre cheios de lixo até chegar a um contentor.
Se o tempo (meteorologia) o permite, bem como os meus horários, tento ir de bicicleta para o trabalho em vez de ir de carro. Planto árvores sempre que o trabalho me obriga ou em acções de voluntariado, quando faço horta, procuro não mobilizar o terreno (pelo menos com máquinas) para que o carbono que lá está acumulado não se liberte.
Trabalho em educação ambiental e procuro ajudar os cidadãos adultos e crianças a terem uma maior consciência ambiental.
É pouco, podia fazer mais, reconheço, mas ainda vou a tempo de mudar cada vez mais os meus comportamentos... no entanto isto vai devagar.

A ver o que sai da cimeira de Copenhaga, que hoje teve um revés bastante forte. "Países em desenvolvimento suspendem participação nos grupos de trabalho em Copenhaga."

2 comentários:

ariemiC disse...

E o que é o isso?!...o ambiente?!....
ok, eu até separo os lixos (sim, sou antiga, desse tempo em que chamávamos "lixo" ao lixo!)e procuro ser parcimoniosa na utilização dos recursos disponíveis.
Mas de que me serve preservar o planeta, se nada fizer pela preservação de uma consciência humana que trave de vez todas as formas de discriminação, de antropocentrismos e fundamentalismos que cada vez mais parecem proliferar na contemporaneidade?!...
É que se Ambiente for tudo o que nos envolve, não podemos esquecer que não adianta salvar as baleias, as florestas e o ar que respiramos, se não salvaguardarmos o coração!

cardiologista disse...

a gaja do comentário anterior é parva... só pode!... senão reparem:
- a tipa fala de "salvaguardar o coração"!!!... onde é que já se viu isto?!... toda a gente sabe que estas coisas do coração estão sob a tutela do Instituto Português de Cardiologia!... é ou não é?!...
Desde que a Sónia dos the Gift resolveu cantar a cantiga da Amália, o coração serve para tudo... xiça!... ele é nome de novela, de programa da tv, agora até aqui num blog que fala de coisas tão sérias, vejam só?!...
É por estas e por outras que há quem diga que a blogosfera tem mau ambiente! :P