domingo, 16 de janeiro de 2011

Turista na cidade....


...à descoberta dos jardins da Gulbenkian.

Num dia frio de início de Primavera, decidi fazer uma visita guiada aos jardins Gulbenkian. Nunca liguei muito a esse espaço, visto a minha vida até então passar-se noutra parte da cidade. Quando por aqui passava, achava piada ao lago, a alguns eucaliptos enormes e a alguns arbustos. O percurso da nossa vida é curioso e por mero acaso vim aqui parar utilizando este espaço como ponto de encontro em diversas situações.
Pouco a pouco o espaço torna-se familiar e a vontade de conhecer mais sobre a sua história, objectivos e finalidades leva-me a participar numa visita guiada pelo jardim. A parte botânica agrada-me mas a que verdadeiramente me fascina é a história e o trabalho inovador de arquitectura paisagista que por ali se desenvolveu. Vale a pena dar lá um pulo e se possível participar numa das muitas visitas guiadas que por lá se fazem. Quem diria que os "Lusíadas" do nosso Camões inspiraram a escolha das espécies a instalar? Ou que uma genial parceria e entrelaçar de conhecimentos nas áreas da engenharia, arquitectura, botânica e hidráulica permitiu que enormes ulmeiros estejam por cima do parque de estacionamento, sem problemas de estabilidade, nem de falta de água, nem de crescimento....
Deixo-vos aqui um site interactivo onde podem descobrir um pouco mais sobre a história do próprio jardim e conhecerem as plantas que por lá existem. "Observatório do Jardim"

6 comentários:

Girassol disse...

E uma das curiosidades mais interessantes, amiga, é saber que quem o concebeu (o Arq. Paisagista Ribeito Telles) foi também quem, passadas algumas décadas, fez a sua recuperação/requalificação... o que é um caso pouco vulgar se não mesmo raro!

Pé na estrada disse...

É verdade sra girassol!!! E a recuperação está muito muito interessante!! Ali está uma prova como os portugueses são bons no que fazem quando se empenham!

uma portuguesa ;-) disse...

É na verdade um jardim belíssimo, mas continuo a aguardar uma intervenção/recuperação/requalificação que contemple as acessibilidades a quem tem mobilidade reduzida!...

Pé na estrada disse...

Cara portuguesa, tem toda a razão. Esse é um aspecto que tem estado em falta, e sempre que por lá passo refilo entre-dentes por essa falha.
Obrigada pela lembrança!

refilona disse...

porquê entre-dentes?!... refile mulher!... refile alto e em estereofonia, para que alguém a oiça! :P

Pé na estrada disse...

Cara refilona,
tem razão. Não gritar mas escrever uma carta, já faz tempo que o penso fazer, mas depois esqueço-me.