terça-feira, 15 de março de 2011

Vesúvio






A minha profissão permite-me conhecer espaços naturais muitas vezes mágicos. Em 2004 e 2005 trabalhei como consultora no Parque Nacional do Vesúvio para estudar como se poderia erradicar uma planta lenhosa invasora - a robinia pseudo-acácia. Muito caminho pedestre, viagens de jeep por caminhos por vezes difíceis levaram-me a descobrir um espaço onde se combina floresta, lava, depósitos não consolidados de materiais vulcânicos e a técnica de engenharia biofisica que procura fazer a recuperação e consolidação de encostas com materiais naturais.
Simultaneamente, a carga histórica do vulcão do Vesúvio levou-me a percorrer Pompeia, Herculano, e a conhecer um pouco mais sobre como era o dia a dia dos Napolitanos na época de Pompeia e no presente.
Devido a um novo projecto de investigação sobre riscos naturais, tive que voltar a pegar na documentação do trabalho no Vesúvio e não resisto a partilhar algumas fotos deste espaço que tanto me encantou.

Sem comentários: