quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pequenos luxos!



Ora pensava eu que tratar de hortas seria somente no meu local de trabalho. Porém, o meu cunhado N. mais a restante família (mas o grande trabalho e pachorra são mesmo dele) fizeram uma pequena horta no seu jardim! Cenouras, tomate redondo e de chucha, courgetes, alfaces, cebola e rúcola são as culturas que semearam e que começaram a dar o seu fruto. Todos os dias temos alface e rúcola para a salada. Por vezes lá tiramos umas cenourinhas, uma ou outra courgete para a sopa, mas o tomate ainda não está maduro e a cebola ainda está muito pequena.
Como o N. não está cá, tenho lá ido regar, mondar e por vezes desbastar as courgetes. É divertido ver a quantidade de vida que por ali existe. Formigas, abelhas e abelhões, aranhas várias, escaravelhos, lagartas (malandras, umas comeram uma couve inteirinha e umas outras andam a esburacar o tomate), vivem, não sei se em perfeita harmonia, mas num mesmo pequeno espaço.
Hoje, a pequena S. decidiu dar-me uma ajuda a regar. Com as ervas a tentarem colonizar o espaço da horta, S. pegou na minha tesoura que utilizei para desbastar as courgetes e lá foi ela cortando um pouco o que lhe passou pela frente. Até umas pequenas folhas de um arbusto enorme, pois dizia que estavam a criar obstáculos à passagem dos gatos.
Isto leva-me a pensar, teremos mais uma pequena hortelã na família?
Eu gosto deste pequeno ritual de ir colher à horta o que vou utilizar no momento para cozinhar ou para preparar uma saladita. Pequenos luxos!!!

1 comentário:

sgs disse...

pequenos luxos realmente!
por aqui as coisas vão bem, entre pequenas birras e momentos de felicidade absoluta. é a vida ela própria.
beijos