terça-feira, 19 de junho de 2012

Retalhos da Vida de Um Médico - Ary dos Santos, Carlos do Carmo

Lembro-me de ser pequena e ver esta serie. Adorava a musica e fiquei com vontade de ser medica por causa dela e de ler o livro. A vida não me proporcionou ser medica e hoje pergunto-me se teria sido uma boa profissional nesse campo.
Mas continuo a querer mudar o mundo, espero que para melhor. Talvez seja uma utopia, um sonho de adolescência, mas procuro com a vida pessoal e profissional fazer a diferença. Muito provavelmente por isso e que do campo florestal, cada vez mais entro na antropologia e sociologia. Educação para o risco, aumento da resiliência de comunidades, diminuição da sua vulnerabilidade. Aqui na Nova Zelândia, fiz algumas entrevistas em estudos de caso no projeto em que vim trabalhar. E as angustias, as motivações, os problemas, as alegrias, por cá, são muito parecidas com as nossas. Diferentes e iguais, somos seres humanos e queremos o melhor para quem amamos e para quem nos rodeia, mesmo que a forma de la chegar seja diferente. Mas não foi só aqui deste lado do mundo que me apercebi disso. Tendo tido o privilegio de percorrer meio mundo, vejo na Europa, em África, na América do Sul, na Oceânia bem como noutras pessoas pertencentes a outros povos asiáticos que todos perseguimos o mesmo.
Gosto mesmo do que faço e espero fazer a diferença, mesmo que seja pequenina.


2 comentários:

Anónimo disse...

...lembro-me disto!!!...
:-)
inspirada pela música e embalada na nostalgia, vou escrever hoje mesmo a minha história: «Retalhos da vida duma curandeira»

Unknown disse...

Primeira música que me lembro da minha infância. Está e o 'Sobe sobe balão sobe'...
Já não se escreve assim...
Também porque não se vive em sofrimento, essencial para criar estes poemas que nos ultrapassam e se elevam na grandeza da existência humana!
Escolha difícil? Não...