sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Psicologias... ambientais...

Cada vez gosto menos de ir a congressos e ainda menos se forem da minha formação de base. Poucas comunicações são novidade e ainda menos são aquelas das quais eu gosto mesmo. Talvez por isso procuro encontros, que apesar de não serem do meu tema específico, trazem muitas contribuições para o que faço ou simplesmente porque tenho curiosidade sobre determinado assunto. Essa é a razão pela qual fiz 2 pequenos cursos ligados aos museus e agora estou num encontro de psicologia ambiental.

Engraçado que pessoas de áreas tão diversas como das ciencias exactas ou naturais me perguntam: "isso existe mesmo?" Pois existe e tem contribuições muito interessantes para a educação ambiental, ordenamento do território, conservação da natureza, etc.

Tudo o que mexa com o individuo e com a sociedade tem a ganhar com as áreas de psicologia e sociologia.

Neste congresso, aprendi metodologias de investigação interessantes, levo pistas que me permitirão fazer melhor o meu trabalho e acima de tudo, obrigou-me a repensar algumas coisas, nomeadamente sobre a tese de doutoramento. É bom sentir os neurónios a trocar sinapses entre si, a acordarem da letargia em que andavam ultimamente.

Curiosidade: Os meninos e meninas que ajudam no congresso têm uma t-shirt com a seguinte frase:














É mesmo de psicólogo!!! Gostei!!

1 comentário:

sgs disse...

é verdade. aprende-se sempre imenso quando se sai da zona de conforto e acomodação. Esse é o lado fantástico da verdadeira transdisciplinaridade.