domingo, 1 de março de 2009

Guitarradas...

Já não tocava guitarra nem cavaquinho cá por casa há algum tempo. Hoje, decidi procurar um cancioneiro que tinha compilado com músicas populares e outras tantas músicas ainda do meu tempo de universitária. Afinei as cordas, não só da viola mas também as vocais e foi um gozo total... continuo sem desafinar (muito) mas já não tenho a amplitude de voz que tinha... ainda não ouço perfeitamente mas deu para dar uns toques...
Acho que a última vez que toquei com um grupo foi em Cabo Verde na ilha do Maio numa tocatina após um dia de trabalho... Uma festa com muitas mornas, coladeras e algumas serenatas, muito divertido, com bailarico, cenas de ciúmes, muita percursão com garrafas de cerveja, copos, e eu com uma paragem de digestão, o que não deixou de ser peculiar....

Tocar é sempre interessante e por vezes leva-nos a peripécias divertidas. Uma vez, ainda era estudante, fui tocar com o grupo de fados a um hotel em Lisboa e quando regressámos à universidade, lembrei-me que uma das minhas madrinhas de curso ía regressar dentro de poucos dias à sua terra Natal por ter terminado o curso. Decidimos em conjunto fazer-lhe uma serenata de despedida, isto lá pelas 23h, dia de semana na zona de Alcantara. Na altura estávamos trajados e com uma guitarra portuguesa a trinar, 2 violas a acompanhar e 4 vozes (a melhor era mesmo a da fadista X.), e lá fizémos a nossa serenata. Várias pessoas vieram à janela, tal como a visada com a serenata, e avisaram-nos "vem aí a policia, escondam-se!" Pois o divertimento era tanto que nem nos mexemos... A policia apareceu e pensámos, ui, vamos de cana, mas não!! Os polícias nunca tinham assistido a uma serenata por isso estavam ali a usufruir do momento... tocámos mais umas músicas, subímos para casa da S. e por ali terminou a noite... foi aquilo a que se pode chamar uma "serenata segura". No dia seguinte, vários moradores da zona, enquanto eu subia a calçada para a Faculdade vieram dar-me os parabéns e perguntar quando voltaríamos a tocar ali pela rua...

3 comentários:

............ disse...

... Pronto!... está explicado!... foi por isto que a chuva voltou!...
- Vá!... canta pr'aí, cigarra de uma figa, que aqui a formiga tem que trabalhar!...
(trovas, leva-as o vento! Vou mas é comer um xicolate, antes que chova mais!...)

Unknown disse...

Estou a lembrar-me desse dia na ilha do Maio, a minha mãe pôs-se a rir da paragem de digestão, mas enfim... Qd voltares vamos fazer umas serenatas com o dono da casa...
P.S- a vizinha portuguesa diz que qd voltares vamos ter uma paragem de digestão de tanto rir das paródia nas ilhas... Ela é muito má!

Unknown disse...

Que surpresa boa, saber que a nossa miga tem uns dotes muito peculiares...

Quando for o casamento tens que tocar pois estarao os nossos amigos que fazem tocatinas frequentemente.

Humm