terça-feira, 28 de abril de 2009

Porque não fica a aranha presa na sua própria teia?


Esta é uma questão que por vezes me colocava! A teia tem por objectivo aprisionar outros insectos que servirão de alimento à aranha. Para aprisionar, a teia tem um tipo de "cola" o que faz com que a presa fique "enredada" nesta prisão. Mas como é que a aranha consegue ir ter com a presa e alimentar-se sem ficar colada à sua própria teia?
Neste site em Francês do "espaço das ciências" ficamos a saber todos os passos da construção de uma teia, com uma animação muito elucidativa.
Não é que eu seja uma apaixonada por aranhas! Gosto é de as observar e fico encantada pela resistência que estas têm e o próprio trabalho de engenharia civil e artístico que ali está! Fascínios....



Bem, regressando à pergunta inicial, a resposta é simples. A aranha tece diferentes tipos de fio, em que uns "colam", e outros não "colam".

4 comentários:

Unknown disse...

A menina está muito culta.
E em francês. Andas a treinar não?
Mas pelos vistos a aranha é um bicho mais inteligente do que eu pensava. E sabe onde por os pés...

spider woman disse...

...calúnias, despeito!... essa é que é essa!... eu cá sou uma aranha asseada, não lambuzo de cola as minhas tessituras!
(...não se pode dar crédito a estes cientistas!...)
- open up your mind!... (só pra que saibam: sou uma aranha que fala inglês!)
;P

João Ventura disse...

"Queres entrar para a minha sala de visitas ?" pergunta a aranha à mosca.

Unknown disse...

Ena pá! Agora até falas de aranhas! Por acaso nunca tinha pensado nisso... E a resposta é mt simples! E cá para mim a aranha é um bicho muitíssimo inteligente com os seus truques como qualquer um de nós! Se tu fosses para a Brava ias ver a quantidade de aranhas que existem por lá! Mas aranhas bonitas de cores lindas...