segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pedalar, pedalar...

www.nospedalamos.org
No domingo lá fui pedalar do Terreiro do Paço até Loures, e o seu caminho inverso. O percurso vale mesmo a pena. Saindo do Terreiro do Paço, segue-se até ao Parque das Nações, foz do rio Trancão e por fim segue-se sempre junto ao rio subindo muito suavemente, até ao parque da cidade de Loures. Vimos ovelhas, um cavalinho branco, olivais, searas de trigo, muitas andorinhas a voar, rouxinóis (dizia o M. que eu não identifico nada de jeito), flores, árvores de fruto e...
...muita gente a pedalar.
O percurso não tem nada de monótono, e íamos salientando a diferença de pisos por onde passávamos. Alcatrão, empedrado, linha do eléctrico, madeira, betão, areia, argila (mais propriamente lama o que criava um atrito interessante a quem pedalava), calçada, entre outros, o que criava sons e sensações bastante diferentes a quem pedalava. Para Loures demorámos um pouco mais de 2 horas, o regresso, bem mais rápido até ao Parque das Nações para uma bela tosta açoreana no Peter (pois não vou lá quando estou no Faial, porém no continente até gosto da bela tosta em pão alentejano). Daí até ao Cais do Sodré, o caminho foi bem mais penoso, não porque o chão fosse pior, mas sim porque estava vento contra, e pedalar nestas condições é bem penoso. Mas houve trabalho de equipa. Os dois amigos com quem fui serviam-me de "corta-vento" e, eu que tinha menos pedalada, ia pedalando protegida por eles.
Quando finalmente cheguei ao carro, o meu conta-quilómetros marcava 57km. Bem, para quem não fazia desporto há algum tempo, até não está mal. Ainda me doem um bocadinho as pernas mas estou quase pronta para outra, daqui a...
...algum tempo eheheh.
Mas o percurso recomenda-se e desde já dou os parabéns à organização (GEOTA e amigos www.nospedalamos.org) bem como à equipa que está a fazer a recuperação do rio Trancão que está muito mais limpo e somente em pequenos troços tem algum cheiro menos agradável.

3 comentários:

anad disse...

Ainda bem que o rio está mais limpo, há uns bons anos estava poluido até dizer chega. Bela viagem que fez...
Um abraço desportivo
Anad

maruja a veleirar disse...

Gosto de pé_dalar, mas também gosto de "mãodalar"... e do resto do corpinho também!... e é por isso que não vou em cantigas, nem sequer em Trancões, só navego em mar aberto, com pés e mãos, corpo e alma, a bordo do meu veleiro!
-"...qual dos meus veleiros?!" - perguntas tu?!...
- Esse!... esse mesmo em que estás agora a pensar!...
Só + 1 coisinha: não gosto da palavra DESPORTO, porque o DES é um morfema que me soa sempre a prefixo desvalorizando a palavra seguinte, que me é especialmente grata.
Por isso aqui fica um abraço... dos meus... "portivos", portanto!

Unknown disse...

Ai exercicio! Coisa que nao gosto de fazer... Mas andar de bicicleta e interessante! Sempre andas a cumprir a promessa?