quinta-feira, 7 de maio de 2009

Aos amigos de Cabo Verde















Gente crioula, cabo verdeanos mas também tantos outros povos descendentes das misturas de "raças"!!!
Em Março vi a ópera Crioula no CCB, gostei, foi deveras interessante a apresentação mais ou menos estilizada da história de Cabo Verde, os bailarinos eram muito bons e no geral mexeu com as minhas emoções. Fui com amigas em que uma delas é cabo-verdeana e soube bem discutir a "africanidade", a falta dela, as misturas, a escravidão, a história comum que todos partilhamos.
A verdade é que me senti em casa por terras de morabeza. Paisagens muito diferentes das nossas, mas as pessoas no seu geral, simpáticas, afáveis, acolhedoras... Senti-me bem por lá!
Bons amigos ficaram nessas ilhas, que me levaram a suas casas, partilhámos conversas e mais conversas, anedotas, refeições, brincadeiras, sonhos, música, muita música e, um pequeno gesto que me fez sentir parte da família...
Estive a ver fotografias de família. Costumes, tradições, foram-me apresentados como se de uma amiga de longa data eu me tratasse e tantos pontos em comum encontrámos.
Hoje quero deixar aqui uma palavra especial a esses amigos e amigas. E deixem que vos diga, que força interior imensa tem a mulher cabo-verdeana!!!

Pela primeira vez insiro fotos de pessoas, neste caso anónimas mas que me transmitiram uma grande hospitalidade!!! Deixo igualmente um link para uma música de Ildo Lobo, grande voz cabo-verdeana que em minha opinião cantou a "morna" com uma honestidade como muito poucos. A música "Regresso".


5 comentários:

anad disse...

Trabalhei com muitos naturais de Cabo Verde, principalmente em grupos musicais e de dança. São fantásticos.
Um abraço
Anad

Unknown disse...

Muito obrigada por este post!
Tratámos-te bem não foi? Tanto que se calhar vais aparecer pro cá de novo!! E serás acolhida da mesma maneira... Inclusive por moi! Vai te preparando!

bo ki sabi disse...

Sem desprimor para os amigos e as amigas cabo verdeanos (que tanto prezo e que as tuas vivências te levam - e muito bem! - a homenagear neste post), ocorre-me acrescentar que quando damos aos outros o melhor de nós, aumentamos as probabiliddes de um retorno em igual medida!... Assim será em Cabo Verde, assim será no cabo do mundo!

Unknown disse...

para matar um pouco dessa "sôdade", convido-te para assistir ao concerto da Mayra Andrade no CCB

Unknown disse...

E assim .... Obrigado pela mensagem e ainda bem que te sentiste em casa e sempre que estas por perto ou nao, seras sempre a nossa miga.
Ja agora tambem tenho que te dizer que tu e mais umas pessoas que conheci muito bem em Portugal me fizeram sentir em casa, tanto que guardo, particularmente Lisboa num cantinho especial do meu coracao.
Isto so para explicar a minha identidade que e particularmente minha. Hoje a resposta a pergunta De onde es, e dada com mais carinho do que ha uns anos atras. Sou de lugares muito especiais.
Um beijo grande e espero que sempre encontres pessoal da minha terra que nao te deixe tirar esta mensagem do blog ehehehe
beijinhos

Ah mais uma coisinha. Aquela noite foi muito especial e ha muito que nao via um espectaculo tao emotivo.