quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Encontros inesperados...

... com a minha professora de Filosofia no secundário !
Engraçado, já passaram 20 anos desde que frequentei as aulas de filosofia com esta professora, mas, tanto ela como eu lembramo-nos perfeitamente uma da outra. Nunca fui aluna com grandes notas nessa disciplina, apesar de lhe achar alguma piada, porém sempre tive um espírito mais "engenheiral" e saber o que pensava um filósofo ou outro, nunca me deu muita gana.
Apesar disto tudo, ela identificou perfeitamente a turma em que eu estava, a minha secretária, mas não conseguiu lembrar-se do meu nome! O que não é de estranhar, visto na escola me tratarem com dois nomes totalmente diferentes, sem nenhuma ligação, isto tanto professores como colegas.
O que me encantou neste encontro, foi a forma apaixonada com que ela e eu falámos de educação, do nosso trabalho, da vontade de fazer a diferença e o idealismo presente em ambas.
Engraçado que nunca pensei (talvez porque nunca me tivesse ocorrido) que aquela antiga professora, que por vezes era bastante irritante, tivesse tanto amor pelo que faz, e disse-me uma frase que eu já tinha ouvido diversos amigos da minha geração e também professores dizerem:
"apesar dos momentos atribulados com as mudanças que o ministério nos impõe, é necessário levá-las a cabo e ter em linha de conta que no meio disto tudo, o importante são os alunos!"
O meu muito obrigada aos professores que ajudaram a formar a Pessoa em que me tornei!

Sem comentários: