quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Os morfes!

...que é como quem diz: as iguarias gastronómicas!!
Pois na verdade comi muito bem.
Os pratos mais comuns são as tagines, as espetadas (brochetes) e o cuscuz.
(Cuscuz de borrego com legumes - Casa da S.)
Igualmente existe a pastilla (massa folhada fina com recheio de carne normalmente de frango ou pombo, juntamente com amêndoa e mel), peixinho grelhado excelente entre outras iguarias.


(Recipiente da pastilla e a própria- Casa da S.)

Neste país não se come porco por ser muçulmano, mas todas as outras carnes por cá existem. Devido à mesma religião, os animais não podem estar encarcerados em espaços fechados e por isso toda a produção é extensiva.
Não nos podemos esquecer dos legumes, que são fartos, variados e saborosissimos. Uma das nossas frases mais habituais: "hum, sabe mesmo a tomate (ou outro legume), faz tempo que não comia algo tão saboroso!"
Os doces apesar de terem fama, eu não os provei, mas comi tâmaras que são muito boas.
Na verdade, come-se bem em Marrocos, mesmo que seja numa tasca numa praça, pois os produtos são sempre frescos (ausencia de frigorifico obriga a consumir no momento) e normalmente saborosos. De vez em quando, os temperos já saturavam, mas podia-se sempre comer uma sopinha tipica excelente, a harira, e terminar beberricando um chá de menta, bem quentinho e por vezes (infelizmente) demasiado doce.
(Chá de menta num rhiad em Meknés)
Ah, eu tenho a mania de experimentar tudo, e por isso comi os caracóis que se vendem nas praças, dentro de um panelão enorme! Dâo-te uma tacinha com caracóis (não tão saborosos como os nossos reconheço) e depois na mesma tacinha, dão-te a beber a água onde os caracóis foram cozidos. Dizem que faz bem a tudo! Comi caracóis mas não bebi a água... tudo tem limites.
(Venda de caracóis em Marraquexe)
A higiéne fez-me lembrar Cabo Verde, por isso com um nível bastante aceitável para África, mas provavelmente a ASAE fecharia quase tudo por lá!
Onde comi melhor: em casa de uma colega de um amigo que tambem viajou comigo. Aí comemos cuscuz e pastilla (divinal diga-se em sua honra);
num restaurante em Fez: Cuscuz de vaca e legumes e costeletas de borrego grelhadas!

Ah, apesar do muçulmano em geral não beber alcoól, o vinho que eles produzem, seja ele branco ou tinto é bastante bom! A cerveja não é má, mas tanto um como o outro são caros!
Pois bem, 2 sentidos já estão, outros 3 se seguirão. Até breve!!

1 comentário:

Pharmácia Central disse...

Atenção seguidores e seguidoras deste blog, após a leitura deste post tenho a comunicar que arranjo pastilhas Rennie, pacotinhos de Eno e comprimidos Alcacelcer, a preços imbatíveis!
Não espere mais, faça já a sua encomenda - os primeiros 50 serão agraciados por um fantástico brinde: uma embalagem de Guronza!
Mi liga vai! ;)