domingo, 8 de agosto de 2010

A ilha do Fogo






Esta é uma das ilhas que mais me encheu as medidas. Um vulcão lindíssimo, onde eu dormi na aldeia Chã das Caldeiras que está mesmo dentro da grande caldeira do vulcão. Junto existe um perímetro florestal bem bonito, Monte Velho que foi assolado por um incêndio com perto de 300 ha em 2004. Parece pouco, mas aqui equivale a quase 70% da área florestal e como estes espaços são tão raros e importantíssimos em termos ambientais e ecológicos, tudo o que arde é uma perda bastante grande e um desastre ambiental. Na cratera de Chã das caldeiras, cultivam várias hortícolas, feijão congo e outros, e bem importante para a comunidade, têm videiras e produzem vinho que com a ajuda de um enólogo italiano tem bastante qualidade. O grogue (aguardente) daqui também é bastante bom. O cone do vulcão é bastante interessante, uma área é completamente árida e não cresce lá nada, mas na outra encosta começamos na zona mais baixa com agricultura, seguindo em altura temos a produção de café que é bastante bom e por fim têm área florestal.

Dizem que o mar é muito bom para fazer mergulho, mas como fui em trabalho não desfrutei do mar. Foi aqui que vi a maior comunidade de aranhas da minha vida. Aranhas bastante grandes (corpo sem contar com as patas com perto de 3 cm) que fazem teias enormes comunitárias entre 2 postes de electricidade (por exemplo, com 10 metros distancia). Contei uma vez, mais de 20 aranhas numa dessas teias comunitárias. Giro giro.

Em Chã das Caldeiras tive a sorte de estar lua cheia e eu ter os binóculos. Aproveitei para ver os mares lunares com melhor precisão e uma das empregadas da pensão veio ter comigo. Como nunca tinha visto nada através dos binóculos, apanhou um susto tremendo ao ver a lua tão perto que desata a correr para dentro de casa cheia de medo. Lá fui atrás dela e expliquei-lhe o que se passava. Fiquei mais um tempo com os meus colegas no terraço, embrulhados em cobertores pois estava um frio desgraçado, a degustar um belíssimo grogue, a ver a noite estrelada e a usufruir do silêncio. Como é bom estar num local que a única coisa que se ouve é o barulho ensurdecedor dos nossos ouvidos...

2 comentários:

Unknown disse...

dormir num vulcão, isso é que deve ser uma experiência fantastica!

Unknown disse...

Pois, eu é que sou caboverdiana e tu é que dormes no vulcão. Tu praticamente já conheces todo o Cabo Verde!! Mas ainda tenho uma vantagem sobre ti: a Brava. De qualquer maneira as fotos estão lindas, gostei da lua cheia!!