sábado, 28 de maio de 2011

Redescoberta da dança

Não gosto de dançar. Explico, não gosto de dançar em discotecas e coisas assim, porém, quando as danças são explicadas e têm uma lógica, acho muita piada. O ano passado fui com um amigo italiano ter aulas de danças europeias com a Tradballs. Muito divertido. Porém, ainda não tinha aprendido mais do que uma ou duas músicas portuguesas principalmente do Norte.
Ontem, num encontro muito bom sobre "Experiências de projetos educativos inspiradoras em museus e centros culturais" (não era assim o nome mas foi isto que me ficou) a associação PédeXumbo apresentou um dos seus trabalhos de recolha tradicional das danças do Alentejo e colocou-nos todos a dançar. Diverti-me bastante, mas o que ainda mais me tocou foi ouvir esta música que me levou aos tempos da minha infância. A minha mãe ensinou-nos a mim e às minhas irmãs algumas danças de roda açoreanas e alentejanas (as minhas raízes portanto). O prazer de dançar esta música com alguns amigos foi um "alimento para a alma" (palavras de S.B). Será que estou a redescobrir o prazer de dançar? Acho que vou arriscar mais este ano e colocar os meus pezinhos a saltitar :-)

Pezinho (Outra versão) - Ai dizem mal dos caçadores from Danças Alentejo on Vimeo.

Sem comentários: