quarta-feira, 20 de julho de 2011

Perigo, deslizamentos!!

(dunas e encosta com deslizamento)
Ora o que para uns é perigo para outros é diversão. Tudo depende da escala. Igualmente depende da nossa própria percepção do perigo, onde ele está, como reagimos a ele, qual o seu efeito adverso, a sua frequência e intensidade.
Este ano tenho trabalhado nos riscos naturais, mais propriamente nos Incêndios florestais e os pontos de ligação com outros riscos, tais como deslizamentos de terra, vulcões, sismos, etc. Um mundo novo, ou quase, com muitas surpresas e conhecimentos novos.
Na ilha do Faial, os grandes riscos naturais serão os sismos, vulcão e deslizamentos de terra. Num dos passeios fomos até uma praia que é a nossa grande diversão nas dunas onde se notam alguns deslizamentos, mas que pelo menos no Verão, não têm grande intensidade, mas onde o risco está verdadeiramente presente.
Nunca tive problemas em entrar na praia, e subir e deslizar pela duna abaixo, mas desta vez, fiquei um pouco mais apreensiva e atenta aos sinais de maior perigo. Por vezes a ignorância é uma bênção.... Mas mesmo assim, prefiro procurar o conhecimento e preparar-me, pelo menos para resistir um pouco melhor aos perigos e rapidamente recuperar até ao ponto de equilíbrio (resistências, vulnerabilidades e resiliência).
Resultado, diversão, com um pouco mais de cuidado!

Sem comentários: