terça-feira, 25 de outubro de 2011

Língua da sogra...



... este é um pão doce da minha infância, em que uma textura um pouco áspera, e o seu "vasto" comprimento lhe conferiram o nome acima designado.
Porém, este bolo ou pão, não domino a nomenclatura "pasteleira" é bom que se farta e remete-me a um passado em que eu ía à padaria de bairro, encontrava sempre a mesma senhora atrás do balcão, onde se encontravam diversos tipos de pães e na vitrina descobriam-se outros bolos menos perfeitos mas tão saborosos e bem mais baratos que os vendidos nos cafés.
Tenho o privilégio de ainda ter no bairro a mesma padaria de à 30 anos, com a mesma senhora a vender, um grupo de velhotes que vai lá comprar o seu "papo-seco" e partilhar 2 dedos de conversa e.... todas as 3as e 5as feiras, lá encontro fresquinhas, estas línguas da sogra.
Hoje às 7h30 lá fui comprar umas para o pequeno almoço. E que bem me soube com um cházinho quente!!! Há dias assim, que começam de uma forma.... bastante doce!! :-)
Bom apetite!

23 comentários:

Natural and Homemade disse...

Gulosa! Também gosto!

Pé na estrada disse...

eheh, é muito bom!! Mas só de vez em quando!!! ;-)

Anónimo disse...

Concordo: sogras, só de vez em quando! ;-)
bjs da Nora

Anónimo disse...

Onde há disso? Não Encontro em lado nenhum..
Obrigado

Pé na estrada disse...

Aqui no concelho de Oeiras é a padaria APAPOL que costuma fazer às 3as e 5as.

marta disse...

Obrigada, alguma referência para lá chegar?

Pé na estrada disse...

Olá Marta, aqui neste link estão as moradas das padarias. Creio que ao pé do mercado de Alges tb têm uma da Apapol, ou então ao pé do mercado de Linda-a-Velha.
http://www.guiadacidade.pt/pt/e/apapol-alianca-panificadora-de-alges-paco-de-arcos-e-oeiras-10264

Anónimo disse...

Deliciosas essas linguas...enontram-se em algés às 3ª e 5ª feira

Anónimo disse...

vou tentar a minha sorte: e na margem sul, alguém já descobriu as míticas Línguas da Sogra? :D

CB

Unknown disse...

Também o meu bolo de infância... Ia comprar muitas vezes à padaria ao pé da minha escola primária... belas recordações...
O problema é que agora estou fora do pais e queria ver se encontrava a receita... alguém sabe?

Avelino Kenge disse...

Também queria a receita, acabo de abrir um tea-room em Morges-Suíça e queria a receita pra deliciar a minha recordação e a dos clientes portugueses.

Denise Gaspar disse...

Desde que sai de Evora ha 22 anos atraz que procuro a receita do meu pao preferido.
Todos os dias antes de ir pro colegio eu dava um salto a' padaria pra comer uma Lingua da Sogra. Esses eram os bons tempos...
Apos anos de correr a internet atraz desta receita inda nao encontrei uma que faca justica a minha memoria.

Por isso , recomeca a caça 'a Lingua da Sogra esquecida...

Obrigada pela morada desta pastelaria em Alges!
Se for realmente boa, fizeste duas gajas muito felizes!

Unknown disse...

Como eu adoro este maravilhoso bolo da minha infância, estou cansada de procurar locais onde possa vender ou onde me ensinem a receita, pois sou de lisboa do bairro da Ajuda e lá também existia essa característica padeiria agora resido em Sintra e por aqui nem sequer conhecem este bolo. Tenho tantas saudades 😉😉😉😉

Unknown disse...

estou com uma voltade de comer

Unknown disse...

Pode dar a receita obrigado

Unknown disse...

Adoro quando era pequena podiame dar a receita obgd

Carla disse...

Também quero, se for possível, aqui já não as fazem como antigamente… :(

Fernando disse...

Velhos e belos tempos em que comia as línguas da sogra quando ia a caminho da Marquês de Pombal, compradas numa padaria na Rua Alexandre Sá Pinto, depois se sair do elétrico que ia para Belém. Onde se encontram essa línguas nos dias de hoje?

Fernando disse...

Tem um video no youtube com a receita. Vou experimentar
https://www.youtube.com/watch?v=ma0X_YfCdyg

Cristina disse...

Quatro. Eu e a minha mãe estamos sempre a falar disso.
Faz, depois de amanhã, 36 anos que saímos de Évora.

Anónimo disse...

Se alguém souber, onde encontrar esta maravilha, na margem sul...eu agradeço. Tenho umas saudades de comer lingua da sogra😔

Anónimo disse...

Apapol carnaxide oeiras alges linda a velha as terças e qintas feiras

Anónimo disse...

Se alguém souber onde encontrar Lisboa que diga