domingo, 23 de outubro de 2011

PRIMEIRAS CHUVAS: ATUE PREVENTIVAMENTE

Ser pro-activo é um dever do cidadão!!
Cada vez mais, ao embrenhar-me no trabalho com catástrofes naturais, apercebo-me como é importante ser pro-activo. Não podemos pensar que as entidades oficiais é que têm de fazer tudo para nos ajudar. Claro que eles têm o seu papel que não deixa de ser importante, mas nós, o simples cidadão também tem a sua responsabilidade. Descobri no outro dia que somente 5% do socorro após uma grande catástrofe é accionada pelas entidades oficiais. O resto, a grande maioria, são os vizinhos, amigos, pessoas que passam que dão uma mão e nos ajudam. Assim, aqui fica um pequeno aviso sobre as primeiras chuvas. Não custa assim tanto e pode fazer a diferença.

Mensagem da Protecção Civil de Lisboa:

"PRIMEIRAS CHUVAS: ATUE PREVENTIVAMENTE

As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentrações de resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas) originando acumulações de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação, inundações nos pisos mais baixos de edifícios e outras situações.

Estando os Serviços Municipais de Proteção Civil encarregues da limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, entre outras medidas estruturais, aos cidadãos competirá tomar atitudes proativas, assegurando por exemplo a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas, e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.

Para o esclarecimento de dúvidas, contacte o seu Serviço Municipal de Proteção Civil."

Sem comentários: