segunda-feira, 30 de maio de 2011

The green side of life



Atenas não é propriamente uma cidade bonita. Enorme, com uma arquitectura estranha, vale pela zona da Acrópole e seus bairros antigos. Porém tive a sorte de ter uma guia, colega que vive em Atenas, que me levou a descobrir pequenos oásis entre betão, o que de alguma forma me fez sentir em casa levando-me a ver a cidade com outros olhos.
Este é um dos locais fabulosos que A. me levou a descobrir. Um café/bar/restaurante, relativamente perto do estádio olímpico, onde uma construção amiga do ambiente, partilha em harmonia com a mata de pinheiros e outras espécies, um espaço com pequenos percursos pedestres sendo estes bastante usufruídos pelos atenienses.

domingo, 29 de maio de 2011

Quando a praça inundou....




... de surpresa, o vento soprou com força, choveu um pouco, e uma praça preparada para a festarola de Carnaval ficou inundada. Para os Venezianos, nada de estranho, para os turistas, algo típico (qualquer dia Veneza afunda...) mas ao mesmo tempo incómodo, pois para chegar ao hotel, muito caminho tivemos de palmilhar. Pequenas peripécias de quem viaja por este mundo fora.

sábado, 28 de maio de 2011

Redescoberta da dança

Não gosto de dançar. Explico, não gosto de dançar em discotecas e coisas assim, porém, quando as danças são explicadas e têm uma lógica, acho muita piada. O ano passado fui com um amigo italiano ter aulas de danças europeias com a Tradballs. Muito divertido. Porém, ainda não tinha aprendido mais do que uma ou duas músicas portuguesas principalmente do Norte.
Ontem, num encontro muito bom sobre "Experiências de projetos educativos inspiradoras em museus e centros culturais" (não era assim o nome mas foi isto que me ficou) a associação PédeXumbo apresentou um dos seus trabalhos de recolha tradicional das danças do Alentejo e colocou-nos todos a dançar. Diverti-me bastante, mas o que ainda mais me tocou foi ouvir esta música que me levou aos tempos da minha infância. A minha mãe ensinou-nos a mim e às minhas irmãs algumas danças de roda açoreanas e alentejanas (as minhas raízes portanto). O prazer de dançar esta música com alguns amigos foi um "alimento para a alma" (palavras de S.B). Será que estou a redescobrir o prazer de dançar? Acho que vou arriscar mais este ano e colocar os meus pezinhos a saltitar :-)

Pezinho (Outra versão) - Ai dizem mal dos caçadores from Danças Alentejo on Vimeo.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Movimentos cívicos - sim, sem dúvida

ASSEMBLEIA POPULAR - LISBOA - ROSSIO - 23 de MAIO from la emcima on Vimeo.




Nem sempre tenho tempo, ou interesse em participar em manifestações de cariz político, mas quando vejo movimentos cívicos que procuram sair "da caixa", fico contente e se posso participo.
Ouço muita gente dizer que temos direitos, e mais direitos e mais direitos.... e então onde estão os deveres? Eu tenho direito, mas também tenho deveres, e para mim isso também é democracia. Tenho o dever de participar e de me fazer ouvir. Devo ajudar a construir algo onde tenha prazer de viver. E a política também é isso mesmo. Ter opiniões, segui-las e tomar decisões. A política não é feita só pelos políticos. No nosso dia a dia, sempre que optamos por algo, estamos a fazer política.
Não é preciso ir para a Assembleia da República ou estar num partido para se fazer política e fazer as "coisas acontecerem". Pode ser no bairro onde vivemos, nas escolas, no trabalho, em pequena ou em grande escala. Considero verdadeiramente que todos podemos fazer a diferença, e felizmente, há gente que não concorda comigo, outros assim assim, e ainda outros que concordam. Viva a diversidade!
E pronto, apeteceu-me. É bom ver o movimento que está no Rossio apesar de não ter hipotese de lá ir, mas deixa-me com esperança que pode existir um mundo diferente.... basta sair da caixa!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ui, ela morde... ai!

(Formiga grande em Evia - Grécia)

terça-feira, 17 de maio de 2011

:-)

(Em Piraeus - Grécia)
Para o descanso da guerreira! :-)