terça-feira, 5 de maio de 2009

Fiá malé dôdô
























Nas minhas andanças por terras S.Tomenses visitei o Jardim Botânico da ilha, junto ao Parque Natural do Obô. Ao olhar para as placas com o nome comum e cientifico das várias espécies, apercebi-me com um misto de espanto e divertimento, que os nomes utilizados pelos populares eram os que constavam na identificação. Nada de estranho até aqui, mas vamos vê-las mais ao pormenor:
Pau-sabão - Tem o nome porque se utilizava para lavar a roupa quando os barcos não conseguiam desembarcar as suas mercadorias (contaram-me);
Folha micocó - muito utilizada para fazer omelete e com propriedades medicinais. Tenho a dizer que o sabor é bastante agradável;
Não me toques - planta pequena que quando lhe tocamos fecha as folhas;
entre tantas outras...
A grande maioria das plantas do jardim como nos contava o guia, eram muito boas para o desempenho sexual masculino. Foi uma risota pois se os homens se gabavam da sua virilidade, para que precisavam de tanta planta? O guia não se riu...

Bem aqui ficam algumas imagens das placas com mais nomes interessantes!!!

3 comentários:

anad disse...

O meu primeiro marido era meio s.tomense e meio indiano. Era engenheiro aeronautico e ministro de S. Tomé após o 25 de Abril, infelizmente morreu num desastre de helicóptero em 1977, é uma ilha linda. Já agora pergunto: Bonjau, qui ná sá hoji? (Não sei se estará bem escrito mas o som é este).

anad disse...

Desculpa falta o acento em aeronáutico.
Beijinhos
Anad

Unknown disse...

Isto saiu bem! Mas pode-se perguntar: se eles se gabam porque precisam das plantas??
ehehe
Nomes giros!