terça-feira, 13 de julho de 2010

Fazem-se por cá projectos muito bons

Por motivos profissionais ou por interesse pessoal, tenho-me cruzado com programas educativos para escolas, famílias e publico em geral de grande qualidade no nosso pequeno país à beira mar plantado. Apresento-vos o Centro de monitorização e interpretação ambiental de Viana do Castelo, onde se desenvolvem diversas actividades de cariz ambiental que na verdade, se eu morasse nessa bela cidade, participaria com toda a certeza numas quantas actividades.
Viajando até ao Algarve, apresento-vos o projecto "Contos do Mago". Da Direcção Regional de Educação do Algarve, conjuga a educação artística com a educação ambiental, de uma maneira entusiasta, livre, activa e que envolve a comunidade escolar e populações de todo o Algarve.
Vale a pena espreitar o site http://www.contosdomago.com/ ler os contos, ouvir as músicas e perceber como é que esta comunidade conseguiu ser tão interventiva na defesa ambiental da sua região.
Para terminar, falo do festival "Andanças". Um festival de danças que procura conciliar a visita de 25.000 participantes durante a semana em que decorre o festival, com a defesa ambiental e o desenvolvimento sustentável. Vale a pena ver o seu site http://www.andancas.net/ e descobrir todas as actividades variadas que constam no seu programa bem como (para quem tiver interesse), ler o artigo que a equipa do Andanças apresentou num congresso em Curitiba onde discutem exactamente este tema "Dancing for sustainability: steps towards the sustainable design of a dance festival".
Votos de boas leituras e excelentes descobertas!

Sem comentários: